73º Aniversário – Associados – Foi assim…

Como anunciado no programa de comemoração do 73º Aniversário da Associação Humanitária de Bombeiros de Pinhal Novo, decorreu no Auditório do Quartel-Sede, a vertente de Associados dessa comemoração, no passado dia 4 de maio a partir das 15 horas.

A mesa da Sessão Solene foi formada por:

-Presidente da MAG, Manuel Garcia Frade

-Presidente da CM Palmela, Álavro Amaro

-Presidente da J Freguesia, Carlos Almeida

-Presidente do Conselho Fiscal, Armando Dias

-Presidente da Direção, Fernando António

-Comandante do Corpo de Bombeiros, Paulo Costa.

Abriu a Sessão Solene o Presidente da MAG com as seguintes palavras:

Ler Discurso

Seguidamente foram sendo chamados os Sócios com 25 e 50 anos de associados que receberam os respetivos PIN´s alusivos à efeméride. Faltaram muitos sócios à convocatória por carta expedida para o efeito, mas alguns foram chegando até ao fim da Sessão e receberam o seu PIN mesmo após terem sido chamados para o efeito. Todos receberam os seus PIN´s da mão de todos os elementos da Mesa da Sessão Solene.

Seguidamente foi atribuído ao agraciado Sócio Francisco Pinheiro Pimentel o Coral de Honra da Associação, conforme Proposta aprovada por unanimidade na Assembleia Geral de 15 de dezembro de 2023.

Ler Proposta de atribuição

Em seguida e muito aplaudido, foi pelo dizente Bruno Gomes, declamado um resumo da vida do Comandante Francisco Batista, retirado do espólio documental do historiador pinhalnovense, José Palmela.

Na sequência foi também atribuído a título póstumo ao agraciado Sócio Fundador e Primeiro Comandante, Francisco Joaquim Batista, o Coral de Honra da Associação conforme Proposta aprovada em Assembleia Geral de 15 de dezembro de 2023, que foi entregue pelo Presidente da Direção ao ex-Comandante agora no Quadro de Honra, Raul Prazeres, que o entregou ao Comandante em exercício de funções, Paulo Costa, que o colocou num busto, fardado  e em tamanho real ofertado à Associação pelas firmas “JSVC” e “ASL Tomé” e obra dos escultores, Pedro e Ricardo.

Ler Proposta de atribuição

Seguidamente usaram da palavra e pela ordem seguinte, o Comandante do Corpo de Bombeiros, Paulo Costa; Presidente da Direção, Fernando António; Presidente da J Freguesia, Carlos Almeida e por último o Presidente da CM Palmela, Álvaro Amaro. Todos agradeceram a presença dos sócios, e de uma forma geral dissertaram sobre o associativismo e sua importância, desejaram parabéns à Associação e aos Sócios distinguidos de 25 e 50 anos de associados e felicidades a todos, Associação e Sócios.

Por último encerrou a sessão o Presidente da Mesa da Assembleia Geral com as seguintes palavras:

Ler Discurso

Fonte: Manuel Frade, Presidente da MAG