Instalações

1º Quartel Provisório dos Bombeiros de Pinhal Novo, na garagem da residência do Comandante – Francisco Joaquim Batista, localizada na rua Vasco da Gama.
Neste local, realizaram-se as primeiras reuniões da Comissão Fundadora, constituída pelos seguintes elementos:
Presidente – Álvaro da Costa Tavares
Tesoureiro – José da Costa Xavier
Secretário  – Francisco Joaquim Batista

e que acordaram, ser uma sede provisória, até encontrarem um espaço adequado com melhores condições para prestarem auxílio ás populações.

2º quartel dos Bombeiros de Pinhal Novo na Rua Infante D. Henrique (Estrada dos Espanhóis).
Inaugurado em 1 de novembro de 1952, pelo Senhor Governador Civil do Distrito de Setúbal – Francisco Alberto Correia Figueira.
Na sessão inaugural foram oradores o Capitão José de Almeida Cassar, Presidente dos Congressos dos Bombeiros, Dr. Portugal da Silveira, advogado e António da Cruz Moreira, Presidente da Direção.
Este acontecimento teve especial relevo porque foi a primeira vez que um Governador Civil, visitava oficialmente o Pinhal Novo, motivo porque foi dado o seu nome ao quartel inaugurado.
Assistiram à inauguração as Corporações de Setúbal, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela e Vendas Novas.
O novo Corpo Ativo de Pinhal Novo, fez exercícios escalando os quatro lanços de escadas de molas em sentido vertical, com magnífico sucesso.

3º quartel dos Bombeiros de Pinhal Novo na Avenida Dr. Oliveira Salazar, hoje Avenida da Liberdade.. Nos registos dos Bombeiros diz-se que a mudança para o quartel da atual Avenida da Liberdade, nº 1 ocorreu em 1.3.1958.

Aspeto do atual quartel dos Bombeiros de Pinhal Novo, depois da ampliação / remodelação inaugurada em 1.5.1994. Esta obra teve início em 5.8.82 com a Entrega da Proposta do Projeto de Arquitetura, foi orçamentada em 74.400.000$00 mas teve um custo total de 102.000.000$00 e só foi possível graças à comparticipação das seguintes entidades:

Direção Geral do Ordenamento do Território – 24.000.000$00
Câmara Municipal de Palmela —————————- 33.500.000$00
Governo Civil de Setúbal —————————————- 4.000.000$00
Os restantes 36.500.000$00 foram suportados por capitais próprios da Associação, dos quais há a destacar urna verba de aproximadamente 10.000.000$00 resultante da iniciativa da Comissão Inter-Sócios sem os quais não teria sido possível iniciar a obra.

Aspeto do atual quartel dos Bombeiros de Pinhal Novo, depois da Ampliação do Topo Norte do Quartel sede, inaugurada em 22.12.2019.
Uma obra estimada em mais de 700 mil Euros comparticipada por fundos comunitários no âmbito do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência de Recursos (POSEUR), em 85%, e Câmara Municipal de Palmela, em 15%,

O atual quartel dos Bombeiros de Pinhal Novo, começado a construir em 1.10.1972, foi inaugurado em 2.4.1978, já sofreu duas ampliações / remodelações

Ver Galeria de fotos – Construção
Ver Galeria de fotos – Inauguração

Aspeto futuro do quartel dos Bombeiros de Pinhal Novo, segundo projeto dos arquitetos da firma Sala 3, Arquitetura e Design, Ld.ª.