Incêndio doméstico

Pequenos focos de incêndio podem ser controlados facilmente, mesmo sem a intervenção dos bombeiros, se algumas cautelas forem seguidas. Mas antes de tentar extinguir um incêndio, mande sair todas as pessoas que se encontram em casa e esteja atento a possíveis sinais de alarme. Se as circunstâncias se agravarem, não hesite, saia e chame imediatamente os bombeiros.

Siga estas dez precauções quando tentar apagar um pequeno incêndio:

1. Se o incêndio for na instalação elétrica, desligue primeiro a corrente, e, se não o conseguir fazer, não utilize água para o apagar – use um extintor apropriado ou abafe as chamas com um cobertor ou areia;

2. Se estiver a fritar algum alimento e o óleo se incendiar, tape a frigideira ou deite óleo frio; nunca deite água sobre óleo quente pois só conseguirá que o fogo alastre;

3. Se estiver a arder um líquido, não tente apagá-lo, simplesmente tape-o e afaste os móveis que se encontram mais próximos – o fogo extinguir-se-á por si só;

4. Se for um objeto a arder, atire-o para a sanita ou para a pia ou banheira;

5, Feche imediatamente o gás na botija ou na canalização, para evitar que o fogo seja avivado pelo gás;

6. Feche as portas e janelas para cortar as correntes de ar e evitar que as chamas se propaguem a outras dependências da casa;

7. Coloque-se sempre entre o fogo e uma saída para poder fugir se as chamas se agravarem;

8. Se o fogo for seguro para ser apagado com água, lance-a sobre a base das chamas e à sua volta, para evitar a sua passagem para outras zonas da casa, e não se esqueça de ver se a água não entra em contacto com a corrente elétrica;

9. Deve procurar a causa do incêndio como alvo para a água ou extintor e não as chamas, pois só apagando o foco de incêndio se poderá eliminar o fogo;

10. Se o fogo passar para o seu vestuário, não corra e não respire, cubra-se com um cobertor e rebole-se no chão para apagar as chamas.

Nota: não se esqueça de ter sempre à mão o número de telefone dos Bombeiros da sua localidade ou área de residência.

Detetores e extintores de incêndios:

Existem, essencialmente, dois equipamentos de prevenção e protecção de incêndios em ambientes domésticos: o detector de incêndios e o extintor.

O detetor de incêndios serve, principalmente, para prevenir um incêndio iminente, detetando a presença de fumo numa sala. Embora não seja obrigatório nas residências, a maior parte dos edifícios de escritórios já possuem um destes detetores. Se decidir instalá-los em casa, não os coloque nas casas-de-banho e cozinhas, onde o vapor surge facilmente, podendo fazer disparar o alarme.

Assim, é mais seguro instalar os detetores nos diversos quartos ou andares e na cave e sótão. Verifique regularmente as pilhas dos detetores e verifique se ainda funcionam bem, pelo menos, uma vez por ano.

Existem também detetores que são acionados por raios infravermelhos; estes não devem ser colocados onde normalmente se faz fogo (por exemplo, nas cozinhas ou salas com lareiras).

Os extintores são a melhor forma de combater pequenos incêndios e de impedir que o fogo alastre a outras divisões.

Por isso, deve possuir, pelo menos, um na cozinha, outro na garagem e outro na cave, sem que estejam ao alcance das crianças. Peça informações sobre o tipo de extintor a colocar nas dependências de sua casa.

Antes de procurar utilizar um extintor em caso de incêndio, assegure-se de que o sabe fazer, ou pode incorrer em maiores riscos. Nesse caso, o melhor a fazer é sair de casa e chamar os bombeiros.

Nota: se não conseguir deter o fogo, e após ter chamado os bombeiros, dê o alerta a todos os moradores do edifício.