Carta ao Diretor do Jornal DIÁRIO POPULAR – 1965

Ver História de Francisco Joaquim Batista no Blog “Aqui Pinhal Novo”

Comandante Honorário – Francisco Joaquim Batista

Lendo no Diário Popular, de 29 de agosto último, uma notícia com referência aos bombeiros Voluntários de Pinhal Novo, solicitava a Vossa Excelência a publicação da seguinte carta.

A questão da “Causa Humanitária” e dos Bombeiros Voluntários, que há anos me tem apaixonado, é motivo que me leva a não ficar em silêncio, e além disso, as autênticas realidades publicadas na notícia exarada no seu conceituado jornal, acerca da fundação e das dificuldades da vida da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pinhal Novo, de quem sou o seu fundador.

A mentalidade estimuladora porque passam todas as terras, de geração em geração, é eficiente e radicada num dinamismo pessoal, que dá ligar a transformações constantes, na escala do progresso local.

É o caso de Pinhal Novo, com a fundação da sua Associação dos Bombeiros Voluntários, que se considerou em princípio uma utopia: Como muito afirmara o Diário Popular.

Pois uma terra ainda jovem, preocupada com a sua organização social e aperfeiçoamento das suas condições de vida, só o dinamismo pessoal conseguiria a fundação dos Bombeiros Voluntários; e foi assim…

Há coisas que nos parecem impossível de realizar, pelo menos com o mínimo de eficiência.

Os objetivos ditam-se e defendem-se de todas as contrariedades, o dinamismo persistente vence o necessário para por em prática o seu intento, e foi assim que se fundou a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários em Pinhal Novo, com a sua população despreocupada na concretização do facto.

Ora são decorridos 14 anos da sua existência e os continuadores da obra tem tido seríssimas dificuldades, merecendo portanto, o apoio de toda a população de Pinhal Novo, para vencer ainda o muito que há a fazer, e solicitar às entidades oficiais o auxílio para um “Autotanque a continuação da construção do Quartel Sede”.

Por tudo isto, os Bombeiros necessitam de apoio de todos sem distinção, para que possam atingir e alcançar os fins em vista, traduzindo-se assim a boa vontade de todo o Pinhalnovense, no sentido de aliviar a crise tormentosa porque está passando a Associação, que tantos serviços lhes têm prestado.

Temos esperança que toda a população se colocará em volta da sua Corporação de Bombeiros, que neste momento se torna imprescindível o apoio e o concurso de todos.

Estamos certos que o apelo feito nas colunas do Diário Popular, será particularmente bem-sucedido, conseguindo-se maior número de associados, caprichando-se, dando uma excelente colaboração a uma coletividade tão simpática e querida, como é a dos Bombeiros Voluntários.

As minhas palavras encerram a união de todo o Pinhalnovense, com a vista ao desenvolvimento e ao progresso desta jovem vila.

Com a expressão dos meus respeitosos cumprimentos, agradeço a Vossa Excelência senhor Diretor a publicação.

Estremoz, 1 de setembro de 1965

O Fundador dos Bombeiros Voluntários de Pinhal Novo