Mercado à Moda Antiga anuncia programação especial para este ano em Pinhal Novo

Em conferência pública realizada no Largo José Maria dos Santos, em Pinhal Novo, este domingo, 21 de abril, o Mercado à Moda Antiga revelou emocionantes novidades para a edição deste ano, contando com a presença de importantes figuras locais.

Este domingo, 21 de abril, o Largo José Maria dos Santos foi palco de uma animada conferência de imprensa, onde foram anunciados os detalhes empolgantes do Mercado à Moda Antiga de Pinhal Novo. Entre os presentes estiveram o presidente da Confraria da Sopa Caramela, Manuel Lagarto, um dos representantes da Confraria da Sopa Caramela, Luís Fernandes, o presidente da Junta de Freguesia de Pinhal Novo, Carlos Almeida, e o presidente da Câmara de Palmela, Álvaro Amaro.

O presidente da Confraria da Sopa Caramela, Manuel Lagarto, avançou que este ano é um ano de muitas novidades, uma dessas novidades é o alargamento do espaço do Mercado Caramelo, passando ainda o Mercadito Caramelo [espaço dedicado aos mais pequenos] para a zona do polidesportivo daquele jardim.

“Este ano, o espaço foi, como vocês já podem começar a verificar, um pouco alargado devido, creio eu, à necessidade dos expositores que nos têm procurado a querer fazer parte do evento, então o espaço aumentou tanto que tivemos que levar o nosso espaço das crianças, ali para o polidesportivo”, disse.

Outra novidade desta edição é o aumento de expositores de gastronomia que também se associaram ao evento: “Aos expositores, resta-me agradecer a todos os que acreditam mais um ano no Mercado Caramelo”, disse Luís Fernandes.

Porque ao retratar um dos mercados antigos da vila de Pinhal Novo, a organização não quis deixar nada para trás, este ano o certame vai ter um canto para os animais que eram comercializados no Mercado do Gado que em tempo se fizeram em redor da Igreja de Pinhal Novo, esta é outra das novidades que é reforçada, segundo Luís Fernandes, o Mercado Caramelo teve um espaço de animais, mas o ano passado teve que ser restrito devido a normas dos direitos dos animais.

Durante a apresentação, foram revelados os destaques do programa deste ano, que ocorrerá nos dias 10, 11 e 12 de maio. Entre as novidades, destaca-se o “Mercadito Caramelo” voltado para os mais jovens, além de uma variedade de animações para todas as idades, também no Mercadito Caramelo existe uma novidade que é uma caderneta para os mais novos preencherem com autocolantes desde o primeiro dia até ao último com o objetivo após receberem um brinde.

“Não é só a sopa que nos atrai aqui ao Mercado Caramelo, não é só a gastronomia que nos atrai até cá. Nós descobrimos em Pinhal Novo, ao longo do tempo, com toda a gente que desde o século XIX e século XX que aqui chegou, vinda do centro do país, vinda do Alentejo, vinda de tantas outras origens, que este era um território que iríamos construir amizade, fraternidade, solidariedade e igualdade. Como eu digo tantas vezes e com todo o orgulho, o povo é mesmo quem mais ordena”, disse o presidente da Junta de Freguesia de Pinhal Novo, quando lembrou que os visitantes que procuram a vila durante os três do Mercado Caramelo, são sempre bem-vindos. Agradeceu ainda todo o trabalho e empenho da Confraria da Sopa Caramela em promover a história dos antepassados que habitaram o Pinhal Novo em outros tempos.

Já o presidente da Câmara de Palmela, Álvaro Amaro, disse estar orgulhoso, porque é pinhalnovense e porque institucionalmente é o presidente da Câmara de Palmela que esteve no palco para “felicitar a organização por mais uma edição”.

“Esta edição será seguramente, por aquilo que está programado, ampliado e desafiado, uma edição de sucesso que promove as nossas origens e também os nossos destinos”, disse.

Para Álvaro Amaro, o caminho da modernidade e destinos que todos querem alcançar, terá que sempre ser aquele que não deverá esquecer as origens e daquilo que foi “a nossa cultura e as nossas tradições”, o que faz o certame ter êxito e ser procurado por muitos visitantes é o cunho que está marcado no evento.

A edição deste ano vai relembrar como forma de homenagem Florindo Morais, o último tanoeiro de Pinhal Novo.

Assim, o Mercado à Moda Antiga promete oferecer uma experiência inesquecível para todos os visitantes deste ano.

Fonte: Diário do Distrito