O ciclo de formação programada da Escola de Cadetes constituiu, no passado dia 9 de novembro, mais um importante passo, com a implementação da área de “Cidadania” e a oportunidade de os formandos interagirem com a experiência pessoal de um jovem Estagiário da última Escola.
1.º Período (9h30 – 10h20)
Içar das Bandeiras e Ordem Unida
Após o hastear das bandeiras, sob responsabilidade do Bombeiro de 1.ª Classe João Daniel, que orientou e comandou a formatura, o grupo contou com a presença do Estagiário António Maria Carvoeiras Guerreiro Neves dos Santos.
O convidado foi sujeito a uma breve entrevista, durante a qual respondeu a diversas perguntas do Grupo, que permitiram aos Cadetes conhecer melhor a sua experiência nas funções como Cadete e Estagiário.
2.º Período (10h30 – 11h20)
Cidadania e Bombeiros
Com o objetivo de transmitir a importância de um Cadete, ser um cidadão ativo e responsável na comunidade e no contexto do voluntariado bombeiro, o Instrutor e Estagiário Bernardo Batista abordou o tema da Cidadania, destacando os direitos, deveres e o valor do compromisso solidário.
A sessão procurou fomentar atitudes de respeito, entreajuda e valorização do papel dos bombeiros na sociedade.
3.º Período (11h30 – 12h20)
Veículo VECI 01 (Veículo Especial de Combate a Incêndios)
Este período foi conduzido pelo Bombeiro de 1.ª Classe João Daniel, que apresentou ao grupo o veículo, explicando a sua relevância no combate a incêndios urbanos e industriais.
Durante a sessão, foram evidenciadas as potencialidades e os equipamentos que fazem deste veículo uma ferramenta essencial nas operações de socorro.
Fonte: Fernando Pestana, 2º Secretário da Direção


