Na continuidade das instruções dos jovens participantes da Escola de Cadetes, conclui-se no passado dia 19 outubro de 2025, a 3ª aula de formação, com manobras práticas de equipamentos e conceitos básicos, sobre cidadania.
1º Período (9h 30m – 10h 20m)
Foi feito o haster das bandeiras (Nacional, Câmara Municipal de Palmela, Liga dos Bombeiros Portugueses, da Corporação e dos Bombeiros do Sul e Sueste) nos matros existentes na frente do edifício, sob a responsabilidade do Chefe de Serviço – Luís Sousa, que deu as ordens para execução das manobras.
Ainda neste período, o grupo formou na Parada do Quartel, para instrução de de Ordem Unida, ao executar as posições de “Firme – Sentido – Direita Volver”.
2º Período (10h 30m – 11h 20m)
Foram ministrados pelo coordenador Fernando Pestana, os procedimentos necessários para uma apresentação individual sempre que surja a entrada do Comandante ou outras entidades, na sala de aula.
O Chefe de Turma ficou incumbido dar voz e orientar estes procedimentos, sempre que se verifique a entrada da entidade ou que seja alertado pelo formador da presença dessa entidade.
3º Período (11h 30m – 12h 20m)
Segurança e Proteção Individual como uma prioridade
O fornecimento do ar ou oxigénio, a partir de uma fonte não contaminada, nos incêndios, são fornecidos através de Garrafas, transportadas pelos bombeiros e que proporcionam quando montadas em aparelhos próprios o isolamento da sua respiração, de ambientes poluídos.
O formador Bombeiro de 2ª Ricardo Galante, fez uma demonstração sobre os tipos de Garrafas Isolantes, a sua autonomia, a forma de adaptação a outros acessórios, o método de utilização no serviço dos bombeiros, a máxima pressão admitida, o tipo material de construção e a válvula de abertura e fecho.
Também foi verificada a constituição da Peça Facial, e a sua adaptação na face e cabeça do bombeiro, assim como na respetiva garrafa.
Conclusão
A 3.ª aula da Escola de Cadetes decorreu de forma positiva, com a participação ativa e empenhada de todos os jovens.
As atividades práticas e os conteúdos abordados reforçaram o sentido de disciplina, a responsabilidade e o espírito de equipa, pilares essenciais na formação dos futuros bombeiros voluntários.
Com esta sessão, a Escola de Cadetes dá mais um passo importante na preparação cívica e técnica dos seus participantes.
Fonte: Fernando Pestana, 2º Secretário da Direção


