Os espetáculos de Teatro e de Artes Circenses “Aquiles – La Fam”, “LLar – Frederico Menini” e “Xarxa Teatre – Veles e Vents” e o Desfile e Baile de Gigantes noturno, com todos os grupos participantes, são os destaques do programa da edição deste ano do FIG – Festival Internacional de Gigantes. O evento celebra em 2025 os 30 anos e decorre de 4 a 6 de julho, em Pinhal Novo.
O FIG é uma iniciativa do Município de Palmela, com os parceiros Bardoada – O Grupo do Sarrafo, ATA – Acção Teatral Artimanha, Associação Juvenil COI e PIA – Projectos de Intervenção Artística. Criado em 1995, tem nas ruas da vila de Pinhal Novo o espaço privilegiado para a manifestação da cultura de cariz popular e cruza as artes tradicionais e as expressões contemporâneas.
Este evento bienal do calendário cultural da região e do país conquistou também o seu espaço no panorama europeu de festivais. Recorde-se que o FIG recebeu o selo de qualidade, que o identifica como parte integrante da plataforma EFFE (Europe for Festivals, Festivals for Europe), criada pela Associação de Festivais Europeus.
Acompanhe tudo sobre o FIG em https://fig.cm-palmela.pt
PROGRAMA
Aquiles
La Fam
La Fam Teatre, vindos de Espanha, trazem um espetáculo itinerante de Teatro de Rua, em que Aquiles, um gigante articulado de 5,5 metros de altura, irrompe pelas ruas da vila de Pinhal Novo.
LLar
Frederico Menini
LLar em valenciano quer dizer lugar. Este é encontro com a arquitetura e as Artes Circenses, tendo o elemento madeira como o principal protagonista. Um espetáculo original, único e inovador, direcionado para todos os públicos, não deixando ninguém indiferente.
Xarxa Teatre
Veles e Vents
Esta tragédia festiva, inspirada no poema do valenciano Ausiàs March, caracteriza-se pelos seus efeitos visuais espetaculares e pela utilização de pirotecnia aérea e estática como elemento dramático.
Fonte: Guia da Cidade


