Sismo de 4.7 Richter sacode Lisboa

Um sismo de magnitude 4.7 (Richter), cujo epicentro foi localizado a cerca de 14 quilómetros a Oeste-Sudoeste de Seixal, está em divulgação no site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

sismo ocorreu hoje, dia 17 de fevereiro de 2025, pelas 13:24 horas tendo sido registado nas estações da Rede Sísmica do Continente.

De acordo com a informação disponível, o IPMA informa também que este sismo foi sentido pela população, tendo sido emitido um novo comunicado (já publicado abaixo) com informação instrumental e macrosísmica atualizada.

Sismo sentido em vários pontos no Algarve

diariOnline Região Sul, ao efetuar uma ronda pelas redes sociais afetas à região do  Algarve, constatou a existência de vários relatos do sismo ter sido sentido em FaroAlbufeiraTaviraPortimão e Olhão, nomeadamente.

«O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que no dia 17-02-2025 pelas 13:24 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 4.7 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 14 km a Sudoeste de Seixal.

Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima V/VI (instrumental) (escala de Mercalli modificada) no concelho de Almada e Sesimbra.
Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados.»

«A localização do epicentro de um sismo é um processo físico e matemático complexo que depende do conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de propagação das ondas sísmicas. Agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente diferentes. Do mesmo modo, as determinações preliminares são habitualmente corrigidas posteriormente, pela integração de mais informação. Em todos os casos acompanhe sempre as indicações dos serviços de proteção civil. Toda e qualquer utilização do conteúdo deste comunicado deverá sempre fazer referência à fonte.»

Há seis meses, outro sismo fez Lisboa tremer

Recorde-se que voltou a acontecer, a terra tremer esta segunda-feira na zona de Lisboa, depois de ter ocorrido um outro sismo com 5.3 de intensidade, em 3 de setembro de 2024, durante a madrugada.

O sismo de hoje, foi noticiado pela maioria dos órgãos de informação, designadamente a CNN Portugal, que recordou as palavras do comandante dos Bombeiros Voluntários de Cabo Ruivo.

As advertências quanto aos procedimentos em caso de tremor de terra são conhecidas, mas é sempre bom recordar que na ocorrência de um sismo, se estivermos dentro de um edifício, a primeira coisa a fazer é procurar um local seguro, como por exemplo, debaixo de uma mesa resistente, e aguardar até que a vibração pare.

Esta foi a explicação prestada por Jorge Mendes, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Cabo Ruivo (Lisboa), em setembro de 2023 à CNN Portugal.

E acrescentou: “É importante relembrar o que ensinamos às crianças” – o triângulo de baixaresconder e aguardar”, sublinhou Jorge Mendes, acrescentando que devemos “manter a calma e não entrar em pânico”.

Fonte: Diário Online – Região Sul

Deixe um comentário

Discover more from Associação Humanitária de Bombeiros de Pinhal Novo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue a ler