A presença de Pinhal Novo no Encontro de Autarcas do Distrito marca uma posição forte na gestão das freguesias, revisitando questões cruciais sobre a transferência de competências e a Lei das Finanças Locais.
A Freguesia de Pinhal Novo fez-se representar no Encontro Geral de Autarcas do Distrito de Setúbal, organizado pela ANAFRE na Junta de Freguesia da Moita, onde foram abordados os principais desafios que as freguesias enfrentam atualmente. Carlos Jorge de Almeida, Presidente da Freguesia de Pinhal Novo, ao lado do Tesoureiro João Lobo Espalha e do Vogal Paulo Garcia, destacou a importância do evento, promovido pela Coordenadora Distrital Gabriela Soares.
Com foco na Transferência de Competências para as Freguesias, na Lei das Finanças Locais e no Estatuto do Eleito Local, os autarcas de Pinhal Novo participaram ativamente nos debates, discutindo as dificuldades da freguesia em ter apenas um vogal a tempo inteiro, além do Presidente. Este quadro reduzido dificulta a gestão de responsabilidades, como o recrutamento de pessoal e contratação pública, temas de extrema relevância na modernização das funções autárquicas.
Os autarcas de Pinhal Novo reforçaram o compromisso com uma gestão participativa, envolvendo diretamente os fregueses e diferentes forças políticas locais na tomada de decisões, para responder de maneira mais eficaz às necessidades da população.
Fonte: Diário do Distrito


