Comboios da Fertagus passam a circular a cada 20 minutos, aliviando sobrecarga nos autocarros para Lisboa

A Fertagus reduzirá o intervalo dos comboios entre Setúbal e Lisboa para 20 minutos, beneficiando milhares de passageiros.

A partir de meados de dezembro, os comboios da Fertagus vão passar a circular entre Setúbal e Lisboa a cada 20 minutos, uma melhoria que responde à elevada procura de transporte público na região. Até agora, as composições circulavam com intervalos de meia hora durante as horas de ponta e de hora a hora nos períodos restantes. Esta alteração alivia a pressão sobre as carreiras rodoviárias da Carris Metropolitana, que viram um aumento de passageiros no início deste mês.

A informação é avançada pela Câmara Municipal de Setúbal, que destaca os esforços conjuntos entre a autarquia, o Ministério das Infraestruturas e a Infraestruturas de Portugal (IP). A autarquia explicou que a medida resulta de várias reuniões e insistências junto da empresa Fertagus, pertencente ao Grupo Barraqueiro, que opera esta ligação ferroviária vital entre Setúbal e Lisboa, com paragens nas localidades de Palmela, Venda do Alcaide, Pinhal Novo, Penalva, Coina, Fogueteiro, Foros de Amora, Corroios e Pragal.

A Câmara de Setúbal considera que o novo intervalo de 20 minutos assegurará uma mobilidade ferroviária mais eficiente, beneficiando os munícipes que se deslocam para a capital e para outros concelhos da Península de Setúbal. Atualmente, os comboios partem de Setúbal com um intervalo de meia hora entre as 5h48 e as 8h58, e a cada hora durante o restante dia, retomando a frequência de meia hora entre as 17h58 e as 20h58.

Além desta medida, a Câmara de Setúbal salienta ter aproveitado para reafirmar uma reivindicação adicional: a extensão do serviço da Fertagus até à estação de Praias do Sado. Esta extensão, será uma mais-valia para os alunos e professores do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), que atualmente precisam de trocar de transporte na estação principal e utilizar o serviço da CP — Comboios de Portugal.

Ficando a promessa de manter negociações ativas para alcançar este objetivo.

Fonte: Diário do Distrito, Foto:  DR – Fertagus

Deixe um comentário

Discover more from Associação Humanitária de Bombeiros de Pinhal Novo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue a ler