No próximo dia 9 de outubro, os bombeiros estão convidados a encher as galerias da Assembleia da República para testemunhar o debate e decisões relativamente a dois projetos de lei a seu favor. Trata-se de reconhecer a profissão de bombeiro como de risco e de desgaste rápido consagrando a sua reforma antecipada e aumentando a bonificação para efeitos de reforma.
A esse propósito, cabe recordar o dia 8 de fevereiro de 1979 em que os bombeiros encheram também as galerias da Assembleia da República e onde, à voz de comando do comandante José Brás se perfilaram, com “Bombeiros de Portugal, sentido!”.
Tratava-se de um momento histórico ligado à ratificação da criação do então Serviço Nacional de Bombeiro em que o falecido e querido então comandante dos Voluntários de Almada, quis expressar uma luta antiga dos Bombeiros.
Muito se passou, entretanto. Hoje, o assunto pode ser outro, mas o motivo da luta é o mesmo, os Bombeiros. O reconhecimento e o respeito que lhes é devido continua a ser o motivo.
Fonte: Facebook da LBP


