Quase todas as corporações de bombeiros do Distrito de Setúbal enviaram homens ou viaturas de combate a incêndios.
Esta terça-feira, 17 de setembro, mantêm-se, por volta das 15h, 60 incêndios ativos em Portugal, principalmente nos distritos do Porto, Guarda, Viseu, Aveiro, Vila Real e Coimbra, combatidos por quase 5 mil operacionais e 1.200 veículos de combate.
No que diz respeito à região da península de Setúbal, quase todas as corporações destacaram viaturas e bombeiros para as diferentes frentes de combate, com dezenas de operacionais que ficarão no norte do país até ao final desta semana.
As corporações de Pinhal Novo, Sul e Sueste, Montijo, Canha, Barreiro, Seixal, Águas de Moura e Setúbal enviaram carros de combate a incêndios assim como operacionais.
Alcochete, Palmela, Cacilhas e Moita enviaram viaturas com tanques de água, enquanto Águas de Moura e Amora disponibilizaram ambulâncias.
No Alentejo Litoral, Odemira contribuiu com um veículo florestal, e um carro de combate, Alvalade com um veículo florestal e Vila Nova de MilFontes com um veículo de tanque de água.
São por volta de 74 operacionais do distrito, apoiados por cerca de 18 veículos de combate a incêndios.
O Comando Sub-Regional da Proteção Civil de Setúbal é a entidade que gere o envio de operacionais na península de Setúbal para o combate aos diferentes incêndios que lavram no norte do país. As corporações foram divididas em dois grupos e a entidade informa que os meios permanecerão no terreno “durante esta semana”.
Os Bombeiros do Montijo relatam ainda que para evitar a exaustão dos seus homens e mulheres, as equipas das várias corporações “vão substituindo as pessoas no terreno“, conseguindo, assim, manter o mesmo número de efetivos destacados.
Já o Comando Sub-Regional do Alentejo Litoral informa que empenhou os seus meios na região de Carregal do Sal, distrito de Viseu, com 14 operacionais apoiados por 1 veículo de comando, 2 veículos florestais e um veículo de tanque de água.
Contribuição de cada corporação do distrito de Setúbal:
(algumas das corporações que não aparecem na lista, podem ter contribuído apenas com operacionais)
Península de Setúbal
Total da região= +/- 60 operacionais
Grupo 1
Carros de combate a incêndios:
Pinhal Novo
Sul e Sueste
Montijo (3 veículos e 7 operacionais)
Canha
Tanques de água:
Alcochete
Palmela
Ambulâncias:
Águas de Moura
(Total de 30 operacionais.)
Grupo 2
Carros:
Barreiro
Seixal
Águas de Moura
Setúbal
Tanques:
Cacilhas
Moita
Ambulâncias:
Amora (dois operacionais)
(Total de 28 operacionais)
Sapadares de setúbal- nenhum
Sesimbra- nenhum
Região do Alentejo Litoral
Carros de combate:
Odemira (1)
Veículos flroestais:
Odemira (1)
Alvalade (1)
Tanques de água:
Vila Nova de MilFontes (1)
Total de operacionais: 14
Acompanhe os desenvolvimentos dos incêndios no norte do país, com o Diário do Distrito.
Fonte: Diário do Distrito


