O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para este domingo, 8 de setembro, colocou em todo o país 20 concelhos em perigo máximo de incêndio, sendo 14 na região interior Centro e seis na região do Algarve.
Monchique, Portimão, Silves, Loulé, São Brás de Alportel e Tavira, são os concelhos algarvios que estão em perigo máximo de incêndio, enquanto que os restantes 14 concelhos são dos distritos de Santarém, Castelo Branco e Portalegre.
No Algarve, o IPMA colocou em perigo muito elevado de incêndio os concelhos de Vila do Bispo, Aljezur, Lagos, Vila Real de Santo António, Castro Marim e Alcoutim, tal como colocou o concelho de Almodôvar e todos os concelhos do interior Centro e interior Norte.
Em perigo elevado de incêndio o IPMA colocou todo o Alentejo, bem como alguns concelhos, do litoral Centro e Norte, enquanto que no Algarve são os concelhos de Lagoa, Albufeira, Faro que estão no nível intermedio, enquanto que Olhão está em perigo moderado de incêndio.
O perigo de incêndio determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de ‘reduzido’ a ‘máximo’, sendo os cálculos obtidos a partir de temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
No que diz respeito a temperaturas, para hoje, domingo, o IPMA prevê que as mínimas oscilem entre os 7ºC em Bragança e os 17ºC em Faro, enquanto que as temperaturas máximas deverão oscilar entre os 19ºC em Viana do Castelo e os 29ºC em Évora, enquanto que em Faro o mercúrio do termómetro deverá subir aos 28ºC.
Fonte: Diárionline Região Sul


