LBP — PARECER NEGATIVO A DOIS DOCUMENTOS

13 de dezembro, 2022

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) deu parecer negativo às alterações utilizadas no Sistema Integrado Operações de Proteção e Socorro (SIOPS).

A LBP lamenta que «estes documentos tenham como prioridade a pressa e não o consenso» tendo disposto apenas de 10 dias para dar parecer num prazo «manifestamente insuficiente para uma ampla apreciação e obtenção de pareceres das estruturas dos Bombeiros». Trata-se de um documento estruturante para a atividade operacional dos bombeiros e demais agentes da Proteção Civil, «que exige análise ponderada tendo em conta, inclusive a proposta do Comando Nacional de Bombeiros apresentada pela Liga dos Bombeiros Portugueses.

A LBP deu também parecer negativo ao perfil para o segundo-comandante sub-regional porque o texto recebido não tem um perfil claro, mas meras intenções.

A Liga dos Bombeiros Portugueses não abdica de defender os Bombeiros e de exigir o cumprimento da lei. Não pode haver alterações sem o Conselho Nacional de Bombeiros ser ouvido.

Pedir parecer à Liga só para cumprir calendário não contem connosco, a LBP quer ser parte da solução como parceria, mas nunca como apenas uma etapa. Não faz sentido fazer de conta e andar a fazer convites à LBP e as Federações tem uma palavra a dizer em tudo o que diz respeito aos Bombeiros.

Fonte: Liga dos Bombeiros Portugueses

Deixe um comentário

Discover more from Associação Humanitária de Bombeiros de Pinhal Novo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue a ler