No passado dia 27 de setembro, foi um grupo de utentes do Lar dos Ferroviários de Pinhal Novo, que neste âmbito fez deslocar um grupo de idosos que foram recebidos no Quartel-Sede, onde lhe foi proporcionada uma visita às instalações sociais, aos parques de viaturas de incêndio e saúde e assistido à demonstração de alguns equipamentos de proteção individual de combate a incêndios.
De igual forma, foi-lhes fornecida informações técnicas em várias áreas e demonstração na eficácia e prontidão no socorro ás populações e neste particular com uma demonstração prática.
Na impossibilidade de uma demonstração geral a todos os idosos, foi estabelecido entre os responsáveis de ambas as instituições, para serem efetuadas as visitas semanalmente em número reduzido de utentes.
Recorde-se que o referido lar abriu portas em 2018, é uma IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social) que tem como objetivo principal promover o bem estar aos seus utentes, isto é, aos mais velhos do sul do Pinhal Novo.
A associação, a nível nacional, tem cerca de quatro mil sócios, 300 dos quais oriundos de Pinhal Novo, vila de origem e forte tradição ferroviária e tem capacidade física para 75 camas. O lucro não é a motivação principal que move os seus dirigentes.
Para consultar a página do Lar dos Ferroviários no Facebook, basta clicar aqui.
O lar dos Ferroviários fica situado na Rua Manuel Marques Fulgêncio 2955 397 Pinhal Novo e tem o telefone 212 381 052. Para consultar o mapa clique aqui.
Fonte: Fernando Pestana – Secretário MAG, Manuel Frade – Presidente MAG , Américo Silvestre – Sub-Chefe QH, Foto gentilmente cedida por Vasco Marto – Cmdt em Exercício


