O Pinhal Novo perdeu hoje um dos seus filhos mais ilustres. O Mestre Pedro Almeida Ferreira, que completou 31 anos no passado mês de julho, nasceu em Lisboa e cresceu em Pinhal Novo.
Foi Presidente da Associação de Estudantes da Escola Secundária de Pinhal Novo e integrou os Bombeiros de Pinhal Novo e os Bombeiros de Palmela, tendo desenvolvido a sua atividade, essencialmente, na área da formação e instrução, o que lhe valeu várias referências elogiosas.
De fácil trato, com grande sentido democrático, evidenciou-se pela sua inteligência e intervenção cívica.
Era investigador integrado do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL), onde lhe foi atribuída uma Bolsa de Doutoramento financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e foi membro de equipa de investigação no International Institute of Social History (IISH-Holanda).
Concluiu diversos projetos de investigação de âmbito nacional e internacional e atualmente frequentava o Programa Interuniversitário de Doutoramento em História: mudança e continuidade num mundo global (PIUDHist) do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Universidade Católica Portuguesa e Universidade de Évora.
Apesar da doença prolongada que lhe limitava a ação, foi fundamental no processo de rendição do comandante dos Bombeiros de Pinhal Novo, onde colaborou ativamente, como consultor do atual Comandante dos Bombeiros de Pinhal Novo, na elaboração na remodelação do regulamento interno do corpo de bombeiros em curso.
Deixou-nos um exemplo de força e vitalidade, lutando contra contra as contrariedades com resiliência e um pragmatismo avassalador.
Os Bombeiros de Pinhal Novo deixam as sentidas condolências aos familiares e amigos.
O velório do Pedro Ferreira terá lugar no Salão dos Bombeiros do Pinhal Novo, a partir das 18:00 de hoje, estando as cerimónias fúnebres marcadas para as 11:00 de amanhã.
Fonte: Facebook da AHBPH

