Bombeiros promovem simulacro de incêndio na Escola Zeca Afonso

Os Bombeiros de Pinhal Novo realizaram um simulacro de incêndio na Escola Básica do 1.º Ciclo Zeca Afonso, em Pinhal Novo. Alunos, professores e auxiliares testaram o plano de emergência e evacuação da escola e ficaram a conhecer in loco os meios de socorro do Corpo de Bombeiros.

O simulacro realizou-se pelas 11 horas do passado dia 17 de maio e permitiu a toda a comunidade escolar testar a evacuação para local seguro, em caso de ocorrência de incêndio no edifício da escola, e tomar contacto com os meios de intervenção do Corpo de Bombeiros.

Participaram no exercício 14 elementos do Corpo de Bombeiros e quatro viaturas (três ambulâncias e o Veículo Urbano de Combate a Incêndios).

A iniciativa foi organizada em parceria com o Serviço Municipal de Proteção Civil, da Câmara Municipal de Palmela, e o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal, e foi integrada no programa das comemorações do Dia Municipal do Bombeiro 2011, que incluiu exercícios semelhantes noutras freguesias do concelho, com o objetivo de testar os Planos de Emergência das escolas, elaborados em estreita colaboração com os Corpos de Bombeiros.

No final do exercício, já depois de terem sido evacuadas, em segurança, para o exterior do edifício, e de todas as “vítimas” terem sido avaliadas no posto de triagem e socorridas, as crianças voltaram a entrar, ordeiramente, no edifício da escola cheio de fumo, para verem os meios dos bombeiros em ação, e puderam brincar com uma espuma muito especial, que permite aos bombeiros extinguir certo tipo de incêndios urbanos e industriais.

Fonte: Helena Rodrigues

Deixe um comentário

Discover more from Associação Humanitária de Bombeiros de Pinhal Novo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue a ler