Apesar do dia nublado e da chuva que por vezes ameaçava cair, a Escola de Infantes e Cadetes do Corpo de Bombeiros de Pinhal Novo visitou, no último dia de outubro, o Jardim Zoológico de Lisboa. A viagem, enquadrada no Plano de Instrução Anual dos pequenos bombeiros, com o objetivo de motivar os formandos, desenvolver o espírito de camaradagem e fomentar valores cívicos, foi concretizada “à boleia” da Fertagus e contou também com o apoio da Junta de Freguesia de Pinhal Novo e do próprio Jardim Zoológico.
Os jovens bombeiros acordaram cedo, engraxaram as botas e vestiram com orgulho a farda de bombeiro, como em qualquer domingo; mas, desta vez, a instrução era um pouco diferente. Foi o dia de visitar o ZOO!
O dia começou cinzento e só o azul do Rio Tejo, que a viagem no comboio da ponte permite apreciar, trouxe a motivação necessária aos jovens. A bordo do comboio da Fertagus foram cerca de 20 crianças, com idades entre os 8 e os 17 anos, acompanhadas por sete bombeiros.
Entre os beijos molhados dos leões-marinhos, a força do elefante, a altura da girafa e a elegância do voo livre das aves, muitas foram as gargalhadas e, por vezes, até algum medo perante a imponência de alguns animais. Em cada animal, os jovens bombeiros descobriam uma característica, uma curiosidade ou mesmo as diferenças entre espécies; com cada uma se surpreenderam mais, com olhares maravilhados.
Dois momentos ficaram registados para o álbum de recordações: a foto de família com o leão-marinho, “Jeremias” de seu nome, e o beijo a um golfinho roaz corvineiro, da mesma espécie dos que ainda nadam no rio Sado!
Orgulho e gratidão
Para os monitores Renato Loureiro, Irene Farias, Rute Moreira e Diogo Cruz, são os sorrisos dos mais pequenos, os olhos brilhantes e as palavras de elogio pela iniciativa que “nos relembram porque valem a pena estes projetos”.
Os responsáveis desta academia, os bombeiros Nuno Domingues, Ana Ribeiro e João Daniel Joaquim, consideram que os objetivos da atividade foram amplamente ultrapassados e foi com grande orgulho que regressaram a casa, após mais um marco histórico na, ainda, curta vida da Escola de Infantes e Cadetes do Corpo de Bombeiros de Pinhal Novo.
A Escola de Infantes e Cadetes agradece à Fertagus, que cedeu gratuitamente as viagens de comboio; à Junta de Freguesia de Pinhal Novo, pela disponibilidade e apoio a que já nos acostumaram; e ao Comando e Direção da Associação, pelo apoio e orgulho que demonstram ter na Escola de Infantes e Cadetes do Corpo de Bombeiros de Pinhal Novo.
Fonte: Ana Piteira Ribeiro


