Bombeiros de Pinhal Novo ajudam a nascer

Desta vez, foi num 1.º andar da Urbanização Quinta do Matos, na Praceta António Ferreira da Costa, que os bombeiros de Pinhal Novo ajudaram mais um bebé a nascer. O parto ocorreu na terça-feira, 18 de maio. A equipa da ambulância do INEM sedeada no quartel dos Bombeiros de Pinhal Novo, constituída pelos bombeiros Rui Jorge Silva e João Daniel Joaquim, foi acionada pelas 11h24, para socorro a uma parturiente, que se encontrava com contrações.

O nascimento do bebé, do sexo masculino, com 3,220 Kg, ocorreu em casa, uma vez que, segundo a avaliação da situação feita pelos bombeiros, não havia condições para transportar a parturiente, em segurança, do 1.º andar até à ambulância e o parto estava iminente. Depois do nascimento do menino, mãe e filho foram, então, transportados para o Hospital de São Bernardo, em Setúbal, ambos de perfeita saúde.

Para João Daniel Joaquim, este foi o primeiro parto assistido em serviço. Pelo contrário, para o socorrista Rui Jorge Silva, estas situações têm sido bastante frequentes, sendo um dos elementos da corporação de Pinhal Novo com mais experiência neste tipo de felizes ocorrências.

Sublinhe-se que os bombeiros têm formação sobre como atuar em casos de parto iminente e que as ambulâncias de socorro dispõem de um “kit de partos” com todo o material necessário para fazer face a estas situações, relativamente comuns no dia-a-dia dos corpos de bombeiros.

Fonte: H.R.

Deixe um comentário

Discover more from Associação Humanitária de Bombeiros de Pinhal Novo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue a ler