COMUNICADO: Comandante Fernando Pestana cessa funções

Informa-se que, por ofício dirigido à Direção da Associação, em 10.12.2008, o Sr. Comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Pinhal Novo, Fernando Rita Pestana, por razões de índole profissional, apresentou o seu pedido formal de cessação das funções desempenhadas na estrutura de Comando.

A Direção, em reunião realizada em 11.12.2008, deliberou aceitar aquele pedido, pelo que, desde aquela data, o Comandante se encontra a ser substituído nas suas funções pelo 2.º Comandante, Francisco Marta, coadjuvado pelo Adjunto de Comando, Raul Prazeres.

Estas decisões foram comunicadas ao Corpo de Bombeiros na reunião geral que teve lugar na passada Sexta-feira, 12 de Dezembro, no auditório da Associação.

O Sr. Comandante Fernando Rita Pestana exerceu o cargo de Comandante, desde a sua nomeação, em 20.03.1989, com superior sentido do dever no cumprimento das missões que ao Corpo de Bombeiros, e a si próprio, foram cometidas, em nome da proteção de vidas e bens das populações e na defesa intransigente dos interesses da Associação, enquanto entidade detentora do Corpo de Bombeiros.

O Sr. Comandante Fernando Rita Pestana desempenhou, com inegável mérito, as funções atinentes à gestão técnica e operacional dos recursos humanos e materiais do Corpo de Bombeiros, revelando todas as capacidades de liderança, organização e iniciativa requeridas, sendo maior prova disso a forma como os Bombeiros Voluntários de Pinhal Novo se acham apetrechados de recursos técnicos e de pessoal qualificado, em resultado do empenho pessoal e institucional do seu Comandante no equipamento da corporação e na contínua formação de sucessivas gerações de bombeiros, nas últimas duas décadas.

No desempenho – em regime exclusivamente voluntário, sublinhe-se – da nobre missão que lhe foi confiada por esta instituição, e por ser detentor de superiores qualidades humanas e intelectuais e das necessárias qualificações técnicas para o exercício das funções de Comando, o Sr. Comandante Fernando Rita Pestana revelou, enfim, uma total abnegação e dedicação ao cargo e um sentido de responsabilidade social que lhe devem ser amplamente reconhecidos, e que em muito contribuem para a consideração devida à instituição Bombeiros, em Portugal.

Assim, cumpre à Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pinhal Novo, a que orgulhosamente presido neste momento, manifestar publicamente o seu reconhecimento e gratidão ao Comandante Fernando Pestana pelo trabalho desenvolvido nos últimos quase vinte anos e por toda a dedicação e entrega à Associação e à população de Pinhal Novo.

Tal como afirmou o Sr. Presidente da Assembleia Geral da Associação, Manuel Frade, na mensagem que teve oportunidade de dirigir ao Corpo de Bombeiros, “tentar sempre superar o que já está feito deve ser a ideia primeira que nos deverá nortear para o futuro e, com esse comportamento, fazer jus ao bom nome da Associação e do seu Corpo Ativo, e sempre, sempre mais e melhor. Essa será, porventura, a melhor maneira de agradecer ao Comandante Pestana o que fez pelo Corpo Ativo e pela Associação”.

Neste sentido, a Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pinhal Novo informa que está a fazer todos os esforços para que esta situação seja ultrapassada, o mais rapidamente possível, através da nomeação de um novo Comandante, nos termos da legislação em vigor.

Pinhal Novo, 18-12-2008
A Presidente da Direção
Helena Rodrigues da Silva

Fonte: Helena Rodrigues, c/ Fernando Pestana

Deixe um comentário

Discover more from Associação Humanitária de Bombeiros de Pinhal Novo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue a ler