Na sequência de um protocolo de colaboração entre os Bombeiros Voluntários de Pinhal Novo e a Junta de Freguesia de Poceirão, as localidades de Aldeia Nova da Aroeira e Foros das Passarinhas, no extremo da freguesia de Poceirão que confina com o concelho do Montijo, passaram a ser servidas por uma ambulância de socorro destacada para aquela área. A população vai ainda poder assistir, este Sábado, à simulação de um acidente rodoviário, com vítimas encarceradas, seguido de incêndio.
A decisão de criar um posto de socorros dos Bombeiros de Pinhal Novo em Aldeia Nova da Aroeira surge na sequência da avaliação da área de intervenção do Corpo de Bombeiros, levada a cabo pelo Comandante, «depois de ter ouvido o Corpo Ativo e realizado várias reuniões com o Presidente da Junta de Freguesia do Poceirão e os próprios moradores da Aldeia Nova da Aroeira», conforme explica Manuel Resende, que tomou posse do Comando dos Bombeiros de Pinhal Novo no passado mês de junho.
Nos termos do protocolo, celebrado em 19 de setembro, a Junta de Freguesia cedeu aos Bombeiros a utilização da sua delegação em Aldeia Nova da Aroeira para a instalação de uma ambulância e dois elementos da corporação. Numa primeira fase, o posto de socorros é mantido durante 12 horas por dia, de Segunda a Domingo, mas o protocolo prevê o objetivo de alargar a permanência de meios às 24 horas do dia. Para isso, a aposta será no recrutamento de novos bombeiros, residentes naquela zona.
«Hoje em dia, a formação do bombeiro, que abrange áreas tão vastas como a emergência pré-hospitalar, o socorro a acidentes e a proteção contra incêndios, constitui uma mais-valia para a empregabilidade dos jovens, que pode e deve ser potenciada», realçou o Comandante dos Bombeiros de Pinhal Novo, durante a assinatura do protocolo.
A corporação, cuja área de intervenção inclui, desde 1996, uma parte da freguesia de Poceirão que confina com a freguesia de Pinhal Novo, pretende ainda dotar o posto de socorros com um veículo de combate a incêndios de características rurais.
Moradores satisfeitos com presença dos bombeiros
Na celebração do protocolo participaram o Presidente da Junta de Freguesia de Poceirão e a Presidente da Direção dos Bombeiros de Pinhal Novo, José Silvério e Helena Rodrigues, e o ato foi presenciado por vários bombeiros e por moradores de Aldeia Nova da Aroeira, que receberam “de braços abertos” o seu novo posto de socorros. Diariamente, a população já se habituou a acorrer ao local para os rastreios de saúde levados a cabo pelos bombeiros, como a medição da tensão arterial e da glicémia, atividades que também estão expressamente contempladas no protocolo celebrado entre as duas entidades.
Neste Sábado, 26 de junho, a partir das 21 horas, a população vai também poder ver os bombeiros em ação, num exercício que terá lugar em frente à sede do Grupo Desportivo e Recreativo Águias da Aroeira. Os Bombeiros Voluntários de Pinhal Novo vão simular um acidente rodoviário, com vítimas encarceradas, seguido da deflagração de um incêndio, que mobilizará para o local um considerável dispositivo operacional.
No futuro, a Associação Humanitária não descarta o objetivo de vir a instalar uma secção destacada do Corpo de Bombeiros de Pinhal Novo naquela área, tendo em conta que as novas acessibilidades e os grandes investimentos nacionais previstos para a região originarão «um aumento significativo do volume de serviços prestados pelos bombeiros, em matéria de cuidados de saúde e proteção em caso de incêndios, acidentes e outras catástrofes», conforme se lê no texto do protocolo agora celebrado.
O documento baseia-se ainda nas «responsabilidades institucionais e cívicas [das duas entidades, Junta de Freguesia e Bombeiros] na implementação de uma resposta de proximidade às necessidades das populações e da proteção do meio ambiente».
Fonte: Helena Rodrigues

