Decorreu no quartel dos Bombeiros Voluntários de Pinhal Novo, no Sábado e Domingo, o primeiro curso realizado no distrito de Setúbal de “Pré-Hospital Trauma Life Support” (PHTLS). Trata-se de uma formação de referência, a nível internacional, na área da emergência pré-hospitalar e, em especial, da abordagem do trauma.
O curso, com a duração de dois dias, consiste num programa de formação complementar destinado a tripulantes de ambulâncias de socorro (TAS), enfermeiros e médicos. Esta abordagem às situações de emergência médica pré-hospitalar – especialmente vocacionada para a área do trauma (incluindo o trauma pediátrico) – constitui uma referência em termos internacionais e é promovida em Portugal, há três anos, pela Associação Emergência XXI.
No curso que teve lugar em Pinhal Novo – a primeira vez que o mesmo se realizou no distrito de Setúbal – participaram 20 profissionais que prestam serviço no Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), incluindo três médicos (entre os quais Richard Glied, Adjunto de Comando Equiparado dos Bombeiros Voluntários de Pinhal Novo).
Segundo Armando Almeida, presidente da Associação Emergência XXI e diretor nacional do curso, esta formação põe a tónica nos grandes princípios da abordagem do trauma, mas estimula o técnico de emergência a desenvolver um pensamento crítico sobre a melhor forma de atuar, «desde que respeite aqueles princípios». «Em Portugal estamos habituados a que se ensine que, em determinada situação, tem de se atuar sempre da mesma maneira e este curso vem revolucionar um pouco esta prática formativa», considera aquele responsável, acrescentando que o curso não preconiza nenhuma técnica «que não esteja cientificamente comprovada».
De acordo com Armando Almeida, as técnicas adotadas no curso «são as que vigoram no sistema nacional de emergência pré-hospitalar, a diferença está na adoção de uma nova forma de pensar, assente numa maior liberdade de pensamento». «As estruturas nacionais têm vindo a adaptar as suas técnicas e modelos de atuação de acordo com esta nova forma de funcionamento», adianta o responsável.
A realização da formação implicou o recurso a cinco instrutores (mais o diretor do curso) e quatro colaboradores, especialmente incumbidos de desempenhar o papel de vítimas. Segundo o seu diretor nacional, o programa assenta numa criteriosa seleção dos instrutores, em função das suas capacidades técnicas, científicas e relacionais, e mesmo a atuação das “vítimas” não é deixada ao acaso. «Por cada quatro alunos há um instrutor, de forma a garantir uma grande proximidade no relacionamento com os alunos, e também os colaboradores para o papel de vítimas são especificamente selecionados para que o cenário seja o mais real possível», explica Armando Almeida. A metodologia de formação implica, inclusivamente, a entrega aos alunos de um manual de estudo, um mês antes dos trabalhos do curso (formação prática) terem lugar.
A próxima edição do curso de PHTLS no distrito vai decorrer em 25 e 26 de Junho, nas instalações dos Sapadores Bombeiros de Setúbal. Segundo os promotores, esta formação regista uma taxa de procura muito elevada, tendo, permanentemente, cerca de 200 interessados em lista de espera.
Fonte: Helena Rodrigues (Foto de Cristóvão Vinagreiro)



estou interessado em frequentar o curso de phtls e gostava de saber se me poderiam dar o contacto ( e-mail e telf. ), visto q voçes ja tiveram formação. Eu sou Bombeiro em Canas de Senhorim..N.Mec.1817 – 960459
como e q conseguiram q o PHTLS fosse realizado ai ??
GostarGostar
Sou bombeiro e gostava de saber onde posso tirar o curso PHTLS OBRIGADA FELICIDADES
GostarGostar
boas.. sou bombeiro de 3º classe, tenho o curso tat, tas e catrauma (curso tirado no hsj porto), e adorava saber como poderei tirar o phtls.
com os meus comprimentos Rui
GostarGostar
estou interessado em frequentar o curso de phtls e gostava de saber se me poderiam dar o contacto (e-mail e telf.) da Associação que ministrou esse curso na vossa corporação.Eu sou Bombeiro, TAS, em Barcelos.
Obrigado
GostarGostar
gostava de saber onde posso tirar o phtls, sou TAS nos BVOdemira e adorava tirar esta formação.
GostarGostar
Em resposta aos pedidos de informação sobre o curso PHTLS, sugerimos a consulta do site da Associação Emergência XXI, no endereço http://www.emergenciaxxi.org.
No link “Galeria” deste site encontram-se, inclusivamente, várias fotografias do curso realizado no quartel dos Bombeiros Voluntários de Pinhal Novo.
Obrigada. H.R.
GostarGostar