Bombeiros participaram no «Exercício Anjo 2005»

A realização de um simulacro conjunto, que envolveu os corpos de bombeiros de Pinhal Novo, Palmela e Águas de Moura, junto à Sociedade de Instrução Musical da Quinta do Anjo, marcou o arranque das comemorações do Dia Municipal do Bombeiro.

No âmbito das comemorações do Dia Municipal do Bombeiro, o Serviço Municipal de Proteção Civil e as três associações de bombeiros do concelho de Palmela realizaram no Sábado, 14 de maio, a partir das 17 horas, um simulacro na Quinta do Anjo, junto à Igreja Paroquial e à Sociedade de Instrução Musical. Intitulado “Exercício Anjo 2005”, o simulacro teve como cenário um incêndio na sala de espetáculos daquela coletividade e a consequente saída precipitada dos espectadores.

Entretanto, duas viaturas, que “circulavam” em excesso de velocidade na Rua João de Deus, “provocaram” vários atropelamentos, dos quais “resultaram” cinco feridos graves e o despiste das viaturas, seguido do incêndio de uma delas. Devido ao fumo intenso que saía da coletividade, teve de ser efetuada uma busca e salvamento no seu interior.

«Enquanto na rua há vítimas atropeladas e outras encarceradas, nas instalações da colectividade encontram-se duas vítimas, uma queimada e outra intoxicada», contou Raul Prazeres, Adjunto de Comando dos Bombeiros de Pinhal Novo, sobre o cenário do exercício. A intervenção da corporação abrangeu a emergência pré-hospitalar e a extinção do incêndio. «A nossa função foi prestar socorro às vítimas de atropelamento e colaborar na extinção do incêndio, fazendo arrefecimento das exposições e ventilação vertical», explica Raul Prazeres.

O Corpo de Bombeiros de Pinhal Novo participou no simulacro conjunto – realizado sob o comando dos Bombeiros Voluntários de Palmela – com onze elementos e três viaturas: duas ambulâncias de socorro (cada uma com 3 homens) e um VUCI (com 5 bombeiros). Além das três corporações do concelho, o “Exercício Anjo 2005” contou com a participação do CDOS, Serviço Municipal de Proteção Civil, GNR, EDP, Centro de Saúde de Palmela e Junta de Freguesia de Quinta do Anjo.

De acordo com a organização, este exercício conjunto teve como objetivos aumentar a capacidade operacional dos vários agentes da Proteção Civil; possibilitar aos órgãos de coordenação uma apreciação rigorosa da resposta e da capacidade operacional dos equipamentos de socorro disponíveis, em caso de emergência; e rotinar procedimentos e testar comunicações de emergência entre os intervenientes.

Fonte: HR, c/ Raúl Prazeres; Foto de Cristóvão Vinagreiro

One Reply to “”

  1. Que o jornal do pinhal novo só utilize fotos de palmela tudo bem,já não é nada de admirar pois o jornal em questão é mais palmelão que propriamente pinhalnovense.
    Eu não estava éra á espera que o site dos bombeiros do pinhal novo utiliza-se fotos dos palmelões com tantas fotos bonitas dos bvpn em acção.

    Gostar

Deixe um comentário

Discover more from Associação Humanitária de Bombeiros de Pinhal Novo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue a ler