54 Anos. 1 de maio, o dia do 54º Aniversário dos Bombeiros Voluntários de Pinhal Novo. Às 8 da manhã, a alvorada com o hastear de bandeiras marcou o arranque das comemorações, a que se seguiu uma romagem ao cemitério, em desfile apeado e motorizado. Ver Galeria de Fotos, (Ver Galeria de Fotos).
Este ano, uma das novidades foi a instalação de um ecrã gigante no salão da Associação – espaço privilegiado para o almoço-convívio –, para que dirigentes, bombeiros e convidados assistissem, no canal 2 da RTP, ao programa “Vida por Vida”. Na sua emissão semanal, o magazine televisivo sobre os bombeiros portugueses transmitiu uma reportagem realizada em Pinhal Novo. A produção do programa fez questão que a reportagem fosse transmitida no dia do aniversário da corporação: como uma “prenda de anos” oferecida através da televisão.
Como habitualmente, o programa do aniversário incluiu a entrega de diplomas e a promoção e condecoração de bombeiros, com a formatura instalada na Avenida da Liberdade, em frente à fachada do quartel (um pouco de chuva “abençoou” a cerimónia). (Ver Galeria de Fotos) Depois, foi batizada a nova viatura de transporte de doentes, adquirida para fazer face à crescente solicitação destes serviços. (Ver Galeria de Fotos) Os convidados foram, de seguida, convidados a deslocar-se até ao Centro Comercial “Os Mochos”, para assistirem a três exercícios de simulação distintos: uma ação de salvamento e desencarceramento; o combate a um incêndio urbano, que deflagrou na cave do edifício; e uma ação de salvamento em grande ângulo, que permitiu evacuar as vítimas que se refugiaram no terraço do centro comercial para fugir às chamas da cave. 37 bombeiros e 10 viaturas estiveram envolvidos nestes exercícios. (Ver Galeria de Fotos)
Para a sessão solene – 12h00, auditório – foram convidados todos os sócios que, este ano, completam 25 e 50 anos de associativismo; para casa levaram emblemas que assinalam tantos anos de fidelidade aos Bombeiros de Pinhal Novo. Pela primeira vez, interveio na sessão solene a Governadora Civil do Distrito de Setúbal, a arquiteta Teresa Almeida, recentemente nomeada para o cargo. E foi também a estreia nestas lides do atual Presidente da Direção dos Bombeiros, Victor Nascimento. O auditório foi ainda palco da entrega de diplomas aos doze jovens que concluíram o primeiro curso básico de socorrismo, promovido em colaboração com a Junta de Freguesia de Pinhal Novo.
Este ano, a cor predominante nas decorações da festa de aniversário foi o vermelho-tinto. Era a cor das toalhas das mesas redondas instaladas no salão. É também a cor das tiras de cartolina em que está inscrito um poema de Rosélia Palminha, dedicado às mães, no Dia da Mãe, e que foram distribuídas a todas as mães presentes no salão e aos bombeiros, para oferecerem às suas mães. Diz assim, a certa altura: Mãe, Sei que tenho o teu amor e posso assim desafiar o mundo. (Ver Galeria de Fotos)
Fonte: HR; Fotoreportagem de Flávio Andrade



Neste dia duplamente especial para mim: 1.º porque sou mãe (hoje é dia da mãe), 2.º este ano faço parte da Direcção da Associação, que hoje completa 54 primaveras!
Não podia deixar de me juntar a todos os bombeiros, restante direcção e todos os sócios que hoje se juntaram na associação para relembrarmos que ser bombeiro não é só vestir a farda mas sim juntarmos-nos em prol de algo maior, ou seja a solidariedade e a defesa de bens e vidas!
Por tudo isto, e até porque a emoção hoje (como podem imaginar) está a flor da pele, deixem-me só terminar com um grande “Bem Hajam” e os votos de muitos e bons anos ainda pela frente. Parabéns!!!
GostarGostar
e pena os bombeiros so mostrarem o lado bom das coisas!! e nao mostrarem o descontentamento deles em relasao as coisas bastantes negativas que se pasao no quartel!como por exenplo:nao terem material de protecao para eles!!
GostarGostar
o exercicio foi bastante positivo!pois a associacao mostrou ter homens bem treinados e operacionais! mas penso que o esforço para terem material de protecao individual deveria ser maior!.pois sem ese material os bombeiros nao podem prestar um serviço de qualidade!
GostarGostar
e verdade e pena e nao verem que os bombeiros precisam de material para poderem trabalhar e nao so
GostarGostar