A Associação dos Bombeiros Voluntários do Barreiro (Corpo de Salvação Pública) inaugurou o seu novo quartel-sede em 13.11.2004, com um conjunto de iniciativas a que presidiu o Ministro da Administração Interna, Daniel Sanches.
O novo quartel do Corpo de Salvação Pública do Barreiro fica situado numa confortável área junto a uma das bolsas do Tejo, a poente da cidade e, sem luxo nem ostentação, cumpre regras de funcionalidade e conforto, almejadas por dezenas de anos em lutas e demandas, por onde passaram os esforços e os sacrifícios de muitos barreirenses, de entre os quais é de justiça salientar o antigo comandante, Major Nortadas.
As cerimónias de inauguração do novo quartel culminaram com uma sessão solene, muito bem organizada e dirigida, onde se destacaram as intervenções do Comandante Aníbal Luís, da Federação dos Bombeiros do Distrito de Setúbal, que evocou a longa luta dos barreirenses pelo novo quartel, do Dr. Duarte Caldeira, Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, que confrontou os poderes políticos, central e autárquicos, com um entendimento realista da função dos Bombeiros e do Ministro Daniel Sanches, que anunciou o desbloqueamento de verbas devidas ao Corpo de Salvação Pública do Barreiro e também à generalidade das corporações nacionais, pela ação dos Grupos de Primeira Intervenção (GPI’s).
Anunciou ainda o Ministro a próxima apresentação do plano de atividades do Serviço Nacional de Bombeiros e Proteção Civil para 2005, o qual deverá incluir algumas novidades e esquemas operacionais mais eficazes. Falaram também os Presidentes da Direção e da Assembleia Geral dos anfitriões e os Presidentes da Assembleia Municipal e da Câmara do Barreiro, que evocaram as vicissitudes que marcaram o percurso da obra que atravessou vários mandatos autárquicos e vários governos.
A sessão foi acompanhada pelo Presidente do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil, General Paiva Monteiro, por um responsável do INEM e por diversos convidados, empresas e particulares que apoiaram a obra, Direções e Comandos de várias corporações congéneres, entre as quais uma delegação pinhalnovense, representantes de coletividades e instituições barreirenses, deputados, autarcas, bombeiros, muito público e uma considerável frente de fotógrafos e jornalistas de órgãos locais e nacionais.
No decurso da sessão, a Liga dos Bombeiros Portugueses outorgou ao Sub-Chefe Manuel Figueiredo o seu mais alto galardão: o Crachá de Ouro, só atribuído a longas e exemplares dedicações à causa do voluntariado.
Com a inauguração do seu novo quartel, o Corpo de Salvação Pública entra numa nova fase da sua existência, pronto para respostas mais aptas e oportunas, mas não esconde as suas grandes carências em instrumentos adequados à sua missão, nomeadamente um auto-tanque ligeiro para o serviço urbano, coisa que, disse o Ministro Daniel Sanches, “…talvez se inclua no orçamento do próximo ano.”
Fonte: Aníbal de Sousa (Foto: Correio da Manhã)



Parabéns ao Corpo de Salvação Pública do Barreiro, pelo novo quartel. Continuem o bom trabalho.
GostarGostar
Parabéns ao Corpo de Bombeiros do Barreiro, que continuem um bom trabalho.
GostarGostar