Um incêndio florestal em sobreiros eclodiu ontem, pelas 15:50 horas, junto à Estrada Municipal, entre as localidades de Lagoa da Palha e Monte de Rio Frio, e destruiu 15 hectares de uma das mais importantes manchas de sobreiro da Europa.
O incêndio, cuja origem ainda é desconhecida, ocorreu numa área florestal também utilizada como pastoreio de gado bovino e que, por isso, se encontra devidamente vedada. No rescaldo do combate ao incêndio, contabilizaram-se 15,22 hectares de área queimada.
No local, o grande entrave ao trabalho dos bombeiros foram os deficientes aceiros corta-fogo e o vento que se fazia sentir.
No combate ao incêndio, além de um veículo florestal de combate a incêndios, um veículo tanque tático urbano e um veículo de transporte de pessoal tático do Corpo de Bombeiros de Pinhal Novo, estiveram também envolvidos dois veículos de combate a incêndios do Corpo de Bombeiros de Palmela e outro do Corpo de Bombeiros de Montijo, num total de 23 bombeiros.
Na operação de extinção do fogo, intervieram ainda uma brigada de sapadores florestais, composta por dois homens, e duas máquinas agrícolas que estabeleceram linhas de contenção, evitando, desta forma, a propagação das chamas.
Também a Polícia Florestal e a Guarda Nacional Republicana estiveram presentes no local, durante toda a operação, com o intuito de investigar a origem do incêndio.
Fonte: Luís Neto

