Bombeiros de Pinhal Novo chamados a acidente com matérias perigosas na Ponte Vasco da Gama

Um incêndio num pesado de mercadorias, ao final da tarde de Quinta-feira, obrigou ao fecho do trânsito na Ponte Vasco da Gama durante várias horas, no sentido Norte-Sul. O Corpo de Bombeiros de Pinhal Novo interveio no local.

O veículo pesado de mercadorias incendiou-se na Ponte Vasco da Gama, quando circulava no sentido Norte/Sul. O alarme foi dado pelas 18 horas, julgando-se, de início, tratar-se de um camião de transporte de garrafas de gás. No local, porém, verificou-se que a carga do camião articulado variava entre materiais não perigosos e alguns «bidões» com uma matéria inflamável ainda não identificada.

Pelas 18:35h, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Pinhal Novo foi acionado pelo Centro Distrital de Operações de Socorro de Setúbal, com um veículo especialmente vocacionado para este tipo de sinistros, o VTGC 01 (Veículo Tanque de Grande Capacidade). Esta mobilização deveu-se à dificuldade dos meios de socorro do distrito de Lisboa para ultrapassar o intenso tráfego rodoviário que se fazia sentir, em hora de ponta, nos acessos à Vasco da Gama.

De forma a permitir um rápido acesso ao incêndio, as autoridades foram obrigadas a fechar um dos sentidos de trânsito, de forma a que as viaturas de socorro que circulavam de Sul pudessem entrar em «contra-mão» no tabuleiro da ponte.

No rescaldo das operações, não se registaram quaisquer feridos, embora o atrelado do veículo articulado sinistrado tenha sido completamente consumido pelas chamas.

Na operação de socorro, que terminou às 22:30h, estiveram envolvidos 7 corpos de bombeiros dos distritos de Lisboa e Setúbal, com 21 veículos e um total de 64 bombeiros.

Fonte: Luís Neto

Deixe um comentário

Discover more from Associação Humanitária de Bombeiros de Pinhal Novo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue a ler