No dia 18 de janeiro de 2026, realizou-se a 13.ª aula de formação da Escola de Cadetes da Associação Humanitária de Bombeiros de Pinhal Novo. Apesar de esta data coincidir com as eleições para a Presidência da República, o Grupo de Cadetes manteve o seu compromisso e cumpriu integralmente a formação prevista, dando continuidade ao plano pedagógico definido.
Durante esta sessão, foram adquiridos novos conhecimentos no âmbito do tema “Extração de Vítimas com Trauma”, com o objetivo de reforçar as competências técnicas e práticas dos cadetes, preparando-os para os desafios futuros enquanto bombeiros.
A aula contou ainda com a presença do Presidente da Direção, Fernando António, que felicitou os formandos pela sua dedicação, agradeceu a participação de todos e deixou uma mensagem de incentivo e motivação, manifestando também total disponibilidade para apoiar o grupo ao longo deste ciclo de formação.
1.º Período (09h30 – 10h20)
Içar das Bandeiras e Instrução de Ordem Unida.
O primeiro período da manhã, iniciou-se com o içar das bandeiras, seguido de instrução de ordem unida em parada, com Exercícios de Marchar, orientados pelo Chefe Rui Cruz.
2 º Períodos (10h30 – 12h20)
Extração de Vítimas com Trauma
No segundo período, decorreu a formação prática sobre a extração de vítimas com trauma. Esta instrução permitiu aos cadetes compreender a importância do cuidado, da precisão e do trabalho em equipa no socorro à vítima, muito bem coordenado e onde qualquer movimento incorreto pode ter consequências graves para a vítima..
A Formadora – Susana Cristina, B 3.ª Classe, explicou e demonstrou a correta colocação do Colar Cervical e a utilização de diferentes equipamentos, como a Maca Pluma, o Plano Rijo e a Maca Coquilhe, aplicando de igual forma as técnicas de Extração à Retaguarda e Lateral. Estas técnicas, de elevada complexidade, são habitualmente utilizadas em acidentes rodoviários, ferroviários e outros, que exigem grande coordenação e espírito de equipa.
Conclusão
Esta 13.ª aula de formação foi mais um grande passo importante, na preparação dos alunos da Escola de Cadetes, reforçando não só os conhecimentos técnicos, mas também valores fundamentais como a responsabilidade, o rigor e o trabalho em equipa. A dedicação demonstrada pelos formandos e o apoio da Direção refletem o compromisso da Associação na formação de futuros bombeiros mais capacitados e conscientes do seu papel na proteção e no socorro da comunidade.
Fonte: Fernando Pestana, 2º Secretário Direção


