4.ª Aula de Formação  – “Escola de Cadetes 2025 – 2026”

Dando seguimento às instruções do Grupo de Cadetes nas manhãs de domingo, realizou-se no passado dia 26 de outubro de 2025 a 4.ª aula de formação, que contou com a presença do Senhor Comandante Vasco Miguel Marto. Durante a sessão, foram também apresentados os equipamentos existentes nos cofres do Veículo de Socorro e Assistência Tática (VSAT), destinado a intervir em acidentes rodoviários e outros tipos de ocorrências.

1.º Período (9h30 – 10h20)

Em cumprimento da regra obrigatória de hastear as bandeiras em domingos e feriados — Nacional, Câmara Municipal de Palmela, Liga dos Bombeiros Portugueses, da nossa Corporação e da congénere dos Bombeiros do Sul e Sueste, realizou-se a cerimónia na frente do Quartel-Sede, com o apoio do Piquete de Serviço, comandado pelo Chefe de Serviço Rui Cruz, que dirigiu as respetivas manobras de execusão.
Concluído este procedimento obrigatório, o grupo dirigiu-se para a parada do quartel, onde foram realizados exercícios de ordem unida.

2.º Período (10h30 – 11h20)

A aula foi interrompida com a entrada do Senhor Comandante, que tomou posição no topo da sala e expressou a sua satisfação e orgulho por ver jovens interessados em seguir o caminho dos bombeiros e abraçar a nobre causa do socorro às populações em geral.
De seguida, concedeu a palavra aos cadetes, que se apresentaram individualmente e partilharam algumas preocupações pessoais. O Comandante tomou nota das mesmas, comprometendo-se a fazer o possível para resolver as dificuldades existentes no seio do grupo, concluindo com votos de sucesso e motivação para todos.

3.º Período (11h30 – 12h20)

Veículo de Socorro e Assistência Tática (VSAT 01)
O Subchefe Leonel Barradas apresentou o funcionamento e o manuseamento dos equipamentos do VSAT, explicando que este veículo, para além de prestar apoio em acidentes rodoviários, é também utilizado em outros incidentes que exigem o levantamento de grandes cargas.
Foi demonstrado o funcionamento do grupo energético hidraulico, a utilização da tesoura e do expansor, bem como as almofadas pneumáticas de alta e baixa pressão e o sistema de iluminação periférica.
Por fim, foi reforçada a importância da segurança do bombeiro, destacando-se o uso obrigatório do Equipamento de Proteção Individual (EPI) e a necessidade de sinalizar corretamente toda a área de trabalho nos sinistros.

Ver Galeria de Fotos

Fonte: Fernando Pestana, 2º Secretário da Direção

Deixe um comentário

Discover more from Associação Humanitária de Bombeiros de Pinhal Novo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue a ler