O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) lembrou ontem a disponibilidade anunciada por responsável do anterior Governo para um investimento de 10 milhões em equipamentos de socorro nos pontos críticos de algumas estradas nacionais e que aquele responsável depreende que deverão ser entregues aos bombeiros dessas zonas.
António Nunes falava na cerimónia de assinatura de um protocolo entre a LBP e a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) que, em síntese pretende desmaterializar os processos relativos às infrações ao Código da Estrada cometidas pelos bombeiros em marcha de urgência devidamente sinalizada e que não ponha em risco outras pessoas, dispensando a instauração de procedimento pela prática de factos tipificados como contraordenações desde que justificados.
O secretário de Estado da Proteção Civil, Paulo Ribeiro, esteve presente na cerimónia e procedeu à homologação do protocolo. Este, segundo a LBP, deverá abrir o leque de novas áreas de parceria entre as duas entidades e outras no sentido de debelar a sinistralidade nas estradas e, em particular, o número de feridos e mortos daí resultantes.
Fonte: Facebook da LBP


