Bombeiros de Guimarães têm drone de última geração para a prevenção e combate a incêndios

“É um equipamento com capacidades para uma ampla variedade ações, incluindo resposta a emergências, prevenção florestal, deteção e combate a incêndios habitacionais, industriais e florestais”, enumera o presidente da direção, João Pedro Castro.

Os Bombeiros Voluntários de Guimarães (BVG) adquiriram um drone de última geração, dedicado às áreas de socorro e salvamento, colocando a tecnologia ao serviço da prontidão e excelência do socorro que prestam à comunidade.

O DJI Matrice 4T é um drone compacto e leve e está equipado com a mais recente tecnologia. Com multi-sensores de assistência ao voo este drone tem a capacidade de voar de uma forma automatizada, evitando assim colisões com obstáculos. Com o sistema de GPS da aeronave o piloto tem a monotorização em tempo real da localização exata da aeronave, assim como a distância, altura e velocidade. Permite também o regresso à base de forma autónoma nas situações mais complexas, sem intervenção do piloto. Munido com três câmaras multi angulares com alta capacidade em ambiente de baixa luminosidade sendo uma delas, câmara térmica. A aeronave não tripulada permite identificar de forma automática e com recurso a ferramentas de inteligência artificial, pessoas, viaturas, animais.

“É um equipamento com capacidades para uma ampla variedade ações, incluindo resposta a emergências, prevenção florestal, deteção e combate a incêndios habitacionais, industriais e florestais”, enumera o presidente da direção, João Pedro Castro.
“A nova “prenda” adquirida no âmbito das comemorações do 148º aniversário da corporação, custou cerca de 8 mil euros, possível graças ao apoio dos Vimaranenses”, finaliza João Pedro Castro, sendo que o mesmo vai passar a ser operada por uma equipa de bombeiros, que teve formação inicial para manobrar a nova aeronave não tripulada e que terá ainda uma formação complementar mais especializada para tirar a máxima eficiência e aproveitamento de desempenho da nova máquina de voos inteligente.
Operado por um grupo de 5 bombeiros devidamente habilitados para o efeito e “constitui uma grande mais-valia nas ações que desempenhamos no terreno”, considera o comandante Luís Andrade.

Com efeito, o drone DJI Matrice 4T possui um novo hardware de iluminação NIR, permitindo distâncias de iluminação de até 100 metros, e suporta o modo de infravermelhos de alta resolução, «Esta é uma ferramenta muito importante que nos empresta uma melhoria tecnológica muito assinalável e muito importante nas ações de prevenção e combate, permitindo muito rapidamente detetar focos de incêndio urbanos, habitacionais, empresariais ou florestais e tornando mais fácil e eficaz a nossa atuação no combate», valoriza o comandante Luís Andrade.

Fonte: Correio do Minho

Deixe um comentário

Discover more from Associação Humanitária de Bombeiros de Pinhal Novo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue a ler