Portugal volta a investir em helicópteros de combate a incêndios

O governo português adquiriu três helicópteros UH-60 Black Hawks da americana Ace Aeronautics para utilização como helicópteros de combate a incêndios. Dois helicópteros serão entregues em 2025, o terceiro em 2026.

Portugal encomendou anteriormente seis helicópteros deste tipo para tarefas de combate a incêndios (dois dos quais já foram entregues), para que nove helicópteros possam ser utilizados a longo prazo. O contrato agora assinado prevê ainda a formação de seis pilotos e dezoito mecânicos.

A variante de combate a incêndios do bimotor UH-60 Black Hawk tem autonomia de voo de 555 km a uma velocidade máxima de 314 km/h. O helicóptero pode transportar uma equipe de doze bombeiros totalmente equipados e pode lançar 2.950 litros de água ou líquido retardador de chamas em incêndios florestais.

O governo português adquiriu dois helicópteros AW119 Koala e seis UH-60 Black Hawks em 2018 para funções de combate a incêndios. No final de 2023, tanto os Koalas como os dois primeiros UH-60 Black Hawks foram destacados para a Força Aérea Portuguesa (FAP) na Esquadra 551 ‘Panteras’ da Base Aérea Nº 8, em Ovar.

Isto também inclui os dois aviões bombeiros DHC-515 encomendados em julho de 2023 com fundos comunitários do programa RescEU. A primeira aeronave deverá ser entregue em 2029, a segunda em 2030.

Fonte: Cavok

Deixe um comentário

Discover more from Associação Humanitária de Bombeiros de Pinhal Novo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue a ler