Infraestruturas em destaque na sessão camarária de Palmela

Abertura da Rotunda dos Pinheirinhos e adjudicação de novas obras no Pinhal Novo, Poceirão e Lagoinha anunciados, mas com críticas apontadas pela oposição socialista por degradação do espaço público.

Foram anunciados, na sessão desta quarta-feira, da Câmara Municipal de Palmela, a adjudicação de novas obras no Pinhal Novo (Rua do Montinhoso — Troço Nascente), Poceirão (Rua da Etiópia) e Lagoinha (Rua dos Amigos), juntamente com a abertura da Rotunda dos Pinheirinhos. No entanto, a oposição, na voz da vereadora socialista Mara Rebelo, apontou falhas na limpeza na freguesia de Pinhal Novo, tendo dado os exemplos da Avenida Natália Correia e da Rua Professor Henrique de Barros, que contam com danos nos passeios e sem desbaste da relva. A esta questão, o presidente da autarquia esclareceu que todas as queixas são enviadas para as juntas, apelando que “não se pode generalizar” as condições de arruamentos particulares para toda a freguesia.

Já por parte do vereador social-democrata Roberto Cortegano, foi questionado sobre o início das obras de pavimentação na Rua dos Marinheiros, em Brejos do Assa e qual o valor da obra, projetada em 10 mil euros, ao qual Álvaro Amaro confirmou que estará para apreciação e que, posteriormente, saber-se-á o valor da obra, que não deverá ultrapassar os de 250 mil euros. Sobre a disparidade entre os valores mencionados, o autarca esclareceu que os projetos de rede viária são diferentes de projetos de especialidade.

Sobre as infraestruturas anunciadas pelo município, Álvaro Amaro, edil palmelense, destacou a abertura da Rotunda dos Pinheirinhos, no Pinhal Novo, prevista para 23 de agosto, três meses após a data prevista. Designada como uma obra “reclamada, exigida, e aprovada”, a mesma teve a sua construção adiada, devido a um processo complexo de licenciamento com a Infraestruturas de Portugal (IP), pela rotunda se encontrar em Estrada Nacional, nomeadamente na EN 252, jurisdição das IP.

O presidente da Câmara Álvaro Amaro esclareceu ainda que o executivo tem procurado, junto das reuniões de obra, pressionar e dar apoio técnico para “aligeirar algumas fases processuais que são, quanto a nós, dispensáveis”, tendo na última reunião a IP anunciado o adiamento da base final de pavimento, que só é possível três semanas após a secagem da última. A pavimentação final está prevista para 14 de setembro, com a sinalização horizontal definitiva para o final do mês, algo contestado pelo autarca, devido aos transtornos à circulação provocados durante o mês de setembro, nomeadamente o regresso ao trabalho e o aumento da circulação do trânsito.

Foi, também, anunciada a adjudicação da pavimentação e infraestruturação da Rua do Montinhoso — Troço Nascente, no Pinhal Novo, adjudicada em cerca de 174 mil euros + IVA e um prazo de 90 dias, direcionado para a “execução de redes de abastecimento de  água e de drenagem de águas residuais domésticas, pavimentação, criação de bermas e valetas, sinalização horizontal e vertical”, conforme consta no sítio oficial do município, cujo concurso havia sido lançado a 18 de julho.

Além disso, foi anunciada a adjudicação da pavimentação da Rua da Etiópia, no Poceirão, com um investimento de 143 mil euros + IVA e um prazo de execução de 3 meses. Esta obra havia sido votada pela população da freguesia no âmbito do processo participativo “Eu Participo Munícipes”, em 2022, cujo concurso havia sido lançado a 16 de julho.

Foi, ainda, dado nota do lançamento do concurso para a 2.ª fase da obra de infraestruturação na Rua dos Amigos, na Lagoinha, com um valor base de 240 mil euros, e um prazo de execução de 120 dias, consistindo na construção de uma rede pública de drenagem de águas residuais domésticas e pluviais, na construção de arruamento e uma nova rede de abastecimento de água.

Fonte: Diário do Distrito

Deixe um comentário

Discover more from Associação Humanitária de Bombeiros de Pinhal Novo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue a ler