Rui Cruz promovido a Chefe

Realizou-se hoje a promoção à Categoria de Chefe o bombeiro Rui Miguel Alves da Cruz

O Chefe Rui Miguel Alves da Cruz nasceu em 7 de outubro de 1974 na localidade de Sousel, no Concelho de Estremoz.

Oriundo de uma família humilde, veio a residir nos anos 80 na localidade de Venda do Alcaide, de Freguesia de Pinhal Novo.

Demonstrando desde cedo, ainda criança, grande espírito solidário, Rui Cruz, sem que existissem laços familiares com alguém da Corporação, venceu a timidez e incorporou os Bombeiros Voluntários de Pinhal Novo em 30 de março de 1987, aos 13 anos, sendo admitido como Infante.

Depois de Infante, é ainda como Cadete que realiza o Curso de Bombeiro de 3ª, ingressando no Quadro Ativo em 7 de novembro de 1992.

Paralelamente com a sua carreira no Corpo de Bombeiros Voluntários de Pinhal Novo, cumpre o serviço militar no Exército, de 1994 a 1998, onde demonstrou também o seu profissionalismo e exemplar postura pessoal, cumprindo missões internacionais que lhe valeram dois louvores.

Em 1998, terminado o cumprimento do serviço militar, realizo o curso e é promovido à categoria de Bombeiro de 2ª. Em maio de 2000 é promovido a Bombeiro de 1ª e, em dezembro de 2002, atinge a categoria de Subchefe.

Ao longo de toda a sua carreira frequentou várias ações de formação e aperfeiçoamento, das quais se destaca, o Curso de Salvamento e Desencarceramento, o curso de tripulante de ambulância (TAT), Curso de Incêndios florestais para Equipas de 1ª Intervenção e o Curso de Chefe de Equipa de Incêndios Florestais.

Em maio de 2010 passa o possuir vínculo profissional com o Corpo de Bombeiros e continua apostado na sua formação e aperfeiçoamento.

Frequentou o Curso de Intervencion y Extinción en Incidentes com GPL, na TEPESA, Centro de Formación en Seguridad Integral, em Espanha, o Curso de Controlo de Matérias Perigosas, o Curso de Operações de Extinção de Incêndios Urbanos e Industriais e o Curso de Gestão da Emergência.

Para a promoção à Categoria de Chefe, frequentou o Curso de Liderança e Motivação Humana, O Módulo de gestão inicial de operações e os cursos de Incêndios Urbanos e industriais, de nível 3, da Escola Nacional de Bombeiros.

Da sua folha de serviço constam vários louvores e condecorações, das quais se destacam as medalhas de Assiduidade da Liga do Bombeiros Portugueses, nos graus Cobre, Prata e Ouro, o Louvor do Exmo. Inspetor Regional Adjunto Alcino Marques, pelo brio profissional, sentido de disciplina e espirito de grupo nas GRR nos incêndios de Pampilhosa da Serra e nas povoações de Carvalho e Carvoeiro, em 2001, assim como a Medalha de Bons Serviços Grau Ouro – 20 anos da Liga dos Bombeiros Portugueses.

Em maio de 2015, foi louvado pelo Exmo. Comandante do Corpo de Bombeiros, Raúl Prazeres, pela sua elevada competência técnico-profissional, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais demonstradas no cumprimento das suas funções.

A Associação Humanitária de Bombeiros de Pinhal Novo e o seu Corpo de Bombeiros fazem votos dos maiores sucessos ao bombeiro que hoje atingiu o mais alto patamar da carreira de bombeiro. Sabemos que não nos desiludirá, pois as provas de competência que mostrou ao longo da sua carreira são garantia de sucesso. (Mais Informação)

Fonte: Facebook da AHBPN

Deixe um comentário

Discover more from Associação Humanitária de Bombeiros de Pinhal Novo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue a ler