De acordo com programa do Dia Municipal do Bombeiro, realizou-se no passado dia 24 de maio, mais um simulacro de incêndio nos estabelecimentos de ensino do primeiro ciclo do Concelho, desta feita, na Escola Básica/ Jardim de Infância António Santos Jorge, em Pinhal Novo, com o objetivo testar as medidas de autoproteção deste estabelecimento de ensino.
Foi simulado um foco de incêndio numa sala de aulas do primeiro andar, originando dois feridos leves e um ferido grave, papel exemplarmente desempenhado pela professora Dina da sala 6, que após a evacuação dos alunos, simulou uma intoxicação e ficou inconsciente na sala.
A primeira fase desta simulação permitiu testar o plano de evacuação da escola, tarefa da responsabilidade do pessoal docente e não docente deste estabelecimento público de ensino, que evacuaram os alunos para local seguro, designado ponto de encontro, antes da chegada dos bombeiros.
Neste que foi o segundo simulacro desenvolvido neste edifício do plano centenário de 1º andar, as vítimas foram evacuadas pelas escada interior, mas para dificultar a ação dos bombeiros, no momento de evacuar a professora, simulou-se que as escadas interiores ficaram inutilizadas pelo incêndio, obrigado os bombeiros a montar uma escada no exterior do edifício, utilizando a técnica de salvado às costas para resgatar a professora.
Os bombeiros de Pinhal Novo mobilizaram para o local 10 bombeiros apoiados com três veículos (um veículo de combate a incêndios urbanos, um veículo tanque e uma ambulância de socorro), chefiados pela Chefe Manuela Rodrigues, que assumiu a função de Comandante das Operações de Socorro.
Como um dos objetivos deste tipo de exercícios também é sensibilizar a população escolar, a operação foi acompanhada pela Dra. Paula Almeida, responsável distrital pela área de sensibilização da Autoridade Nacional de Proteção Civil, que no final, acompanhada pelos bombeiros que participaram no exercício, por técnicos do Gabinete Municipal de Proteção Civil e pelo Adjunto de Comando dos Bombeiros de Pinhal Novo, Luís Neto, e pelo Presidente da Junta de Freguesia de Pinhal Novo, Manuel Lagarto, realizou um briefing com os professores, onde se avaliou o exercício e sensibilizou os professores para a problemática da segurança escolar.
Fonte: Texto: AdjCmd Luís Filipe Neto/ Chefe Manuela


