Bombeiros de Pinhal Novo realizaram um simulacro de incêndio

No âmbito do dia Municipal do Bombeiro, promovido pelas Associações Humanitárias de Bombeiros do Concelho, realizou-se um simulacro de incêndio na Escola com Jardim de Infância do Vale da Vila, em Pinhal Novo, no passado dia 8 de maio.

O simulacro realizou-se pelas 11 horas e permitiu testar a evacuação das crianças e suas responsáveis para local seguro. A ocorrência, que simulou um incêndio, ocorreu num anexo ao edifício principal da escola, onde está instalada a cozinha e o refeitório. Esta simulação permitiu a articulação com os meios de intervenção do Corpo de Bombeiros, GNR, e o Gabinete de Proteção Civil do Município de Palmela, tendo participado 9 elementos deste Corpo de Bombeiros, com três veículos (uma ambulância, um Veículo Tanque e um Veículo Ligeiro de Combate a Incêndios).

A iniciativa foi organizada em parceria com o Gabinete de Proteção Civil, da Câmara Municipal de Palmela, e o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal, e está integrada no programa das comemorações do Dia Municipal do Bombeiro 2012, que incluiu exercícios semelhantes noutras freguesias do concelho, de forma a testarem-se os Planos de Emergência Internos das escolas do ensino básico e jardins-de-infância públicos, elaborados em estreita colaboração com os Corpos de Bombeiros do Concelho.

No final deste exercício, o primeiro realizado neste estabelecimento de ensino, as crianças comportaram-se com o rigor e disciplina necessários, especialmente em momentos que se poderiam tornar de pânico, demonstrando estarem bem preparadas para este tipo de ocorrências, como foi salientado pela observadora da Autoridade Nacional de Proteção Civil, Dra. Paula Almeida, convidada a participar nesta iniciativa.

No exercício foram ainda simuladas três vítimas, dois alunos e uma auxiliar, que foram assistidos no posto de triagem, montado pelos bombeiros, e no final do exercício, as crianças entraram, ordeiramente, no refeitório, ainda com muito fumo (produzido por uma máquina própria para este tipo de ações) onde puderem verificar as dificuldades enfrentadas pelos bombeiros, na busca e salvamento de vítimas e combate ao incêndio.

Seguiu-se uma sessão de perguntas e respostas, com o objetivo de responder à curiosidade dos mais novos, uma vez que este tipo de exercícios, além de ter como objetivo testar as medidas de autoproteção das escolas, também possui um objetivo pedagógico, pois a proteção civil é uma tarefa de todos nós e é nos bancos das escolas que se deve iniciar a sensibilização para estas matérias.

Fonte: Texto: Manuela Rodrigues. Foto: Retirada da Internet

Deixe um comentário

Discover more from Associação Humanitária de Bombeiros de Pinhal Novo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue a ler