Bombeiros e escuteiros de Pinhal Novo trocam experiências

Não foi a diferença das fardas nem dos princípios próprios de cada organização que impediu os bombeiros e os escuteiros de Pinhal Novo de passarem juntos um fim-de-semana e trocarem experiências entre si.

Foi nos dias 25 e 26 de junho de 2011, no Centro de Atividades da Caparica – PNEC, que decorreu o I Acampamento conjunto da Escola de Infantes e Cadetes do Corpo de Bombeiros de Pinhal Novo e dos Exploradores do Agrupamento de Escuteiros de Pinhal Novo. A iniciativa superou todas as expectativas, consideram os organizadores.

Esta iniciativa teve como objectivo fomentar o intercâmbio de experiências entre as duas organizações de voluntariado e teve um imenso sucesso junto dos jovens, tendo participado cerca de 30 jovens bombeiros e 20 escuteiros exploradores, além de uma equipa de 11 monitores de ambas as organizações de Pinhal Novo.

O PNEC (Parque Nacional de Escuteiros da Costa de Caparica) está localizado junto à praia e nos limites da Paisagem Protegida da Arriba Fóssil. Trata-se de um espaço único para a prática de atividades de ar livre, com 8 hectares densamente florestados e várias infra-estruturas de apoio, sendo um local propício ao contacto com a natureza. Apesar da onda de calor que fustigou a região, escuteiros e bombeiros encontraram no parque o local ideal para as atividades programadas pela organização.

O acampamento iniciou-se no sábado, com a montagem do campo, tendo-se seguido uma formatura geral na arena do parque, onde foi hasteada a bandeira nacional e as bandeiras das duas organizações, e dando-se início ao intercâmbio entre os jovens. Por exemplo, os bombeiros ensinaram aos escuteiros manobras de reanimação cardio- pulmonar e os escuteiros ensinaram técnicas de pioneirismo, tais como construções com troncos e um ateliê de sombras chinesas.

No final do dia, teve lugar um dos pontos altos do acampamento, que foi o tradicional Fogo Conselho. Num local perfeitamente seguro, todos conviveram à volta de uma enorme fogueira, num momento de reflexão entre todos os agrupamentos de escuteiros, nacionais e estrangeiros, e bombeiros, presentes no parque.

No domingo, a manhã foi dedicada à ida à praia – ou não se estivesse na Costa de Caparica – e depois do almoço, preparado por todos, deu-se início à desmontagem do campo. Sob a égide de Baden-Powell, fundador do escutismo mundial – “Procurai deixar o mundo um pouco melhor do que o encontraste” –, os escuteiros e os bombeiros procederam a trabalhos de melhoramento das instalações do parque.

Em jeito de balanço, o Adjunto de Comando dos Bombeiros de Pinhal Novo, Luís Neto, que acompanhou a iniciativa, considerou que “o PNEC permitiu aos bombeiros e aos escuteiros de Pinhal Novo, que formaram patrulhas conjuntas, não só desfrutar das praias da Caparica e da Paisagem Protegida da Arriba Fóssil, mas serviu também de ponto de partida para uma frutuosa troca de experiências, intercâmbio e descoberta cultural entre as duas organizações de voluntariado jovem”, fazendo questão de sublinhar o apoio do hipermercado Modelo-Continente de Pinhal Novo, que suportou parte das refeições dos participantes.

Para Paulo Raposo, dirigente dos Exploradores dos Escuteiros de Pinhal Novo, “a iniciativa superou em muito as expectativas iniciais”, uma opinião partilhada pelo bombeiro Fábio Costa, responsável pela Escola de Infantes e Cadetes dos Bombeiros de Pinhal Novo.

Ao final do dia de domingo, depois de arrear as bandeiras, bombeiros e escuteiros cantaram a uma só voz a canção do adeus, fazendo votos para um dia voltar. Acima de tudo – consideram os responsáveis das duas organizações pinhalnovenses –, os jovens fizeram amigos, conheceram outras realidades e abriram novos horizontes, numa iniciativa de duas instituições bem distintas, mas que procuram, afinal, os mesmos objetivos: formar jovens para que se tornem adultos mais responsáveis e válidos para a sociedade.

Fonte: Luís Neto

Deixe um comentário

Discover more from Associação Humanitária de Bombeiros de Pinhal Novo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue a ler