Bombeiros de Pinhal Novo comemoraram 60 anos

A Associação Humanitária de Bombeiros de Pinhal Novo comemorou o 60.º aniversário no passado dia 1 de maio, com um programa que ficou marcado pela promoção de 12 novos bombeiros de 3.ª e pela bênção de uma nova Ambulância de Transporte Múltiplo (ABTM), integralmente suportada pela Associação, que recebeu o nome de dois dirigentes falecidos no ano passado.

Coube aos familiares de Marcelino António Carvoeira (1936-2010) e Carlos Carolino do Nascimento (1940-2010) a honra de inaugurar na ABTM 06 uma placa que homenageia os dois ex-dirigentes e colaboradores da Direção, ao longo de vários anos. A cerimónia, em frente à fachada principal do quartel dos Bombeiros de Pinhal Novo, incluiu a tradicional bênção da viatura, a cargo do padre Manuel Ramalho.

Ver galeria de fotos.

Em destaque na formatura que fez a receção às entidades oficiais – onde se incluíram a Presidente da Câmara Municipal de Palmela, Ana Teresa Vicente, o Governador Civil do Distrito de Setúbal, Manuel Malheiros, o Vice-Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Rui Silva, e o Comandante Operacional Distrital de Setúbal, Dinis de Jesus –, estiveram a fanfarra do Corpo de Bombeiros e as cerca de 30 crianças da Escola de Infantes e Cadetes, que fizeram questão de integrar o desfile apeado até ao cemitério local para a homenagem aos associados e bombeiros falecidos, com que se iniciou o dia de aniversário.

A sessão solene realizou-se no salão do quartel. (Ver galeria de fotos) Na sua intervenção, a Presidente da Direção salientou que muito mudou em 60 anos, a começar pelo crescimento do número de habitantes de Pinhal Novo, de 9 mil, em 1951 (quando a Associação foi fundada), para mais de 20 mil residentes. Mas, afirmou Helena Rodrigues, “a prova de que o balanço destas seis décadas é extraordinariamente positivo é que o Corpo de Bombeiros de Pinhal Novo continua vivo e atuante, ao serviço de uma população que continua a crescer”. “O Corpo de Bombeiros soube dotar-se de operacionais cada vez mais exigentes em termos de formação profissional, de condições de proteção e segurança individual para si próprios e que não param de sonhar com meios de intervenção melhores, mais modernos e mais capazes. E esta é a garantia de que a missão primordial desta Associação está e há-de continuar a estar assegurada”, afirmou a Presidente.

Aberta com um apontamento musical, a cargo do Ensemble de Trompetes do Conservatório Regional de Palmela – num momento cuja originalidade foi destacada pelo Governador Civil do Distrito de Setúbal –, a sessão solene deste ano ficou marcada pela promoção de 12 estagiários ao posto de bombeiro de 3.ª. David Loureiro, Ana Teresa Fonseca, Ana Patrícia Miranda, Ana Sartóris, Luís Carlos Oliveira, Diogo Cruz, Marta Correia, Cátia Marques, Pedro Rodrigues, Sara Peralta, Silvana Rocha e Tiago Fernandes são agora os novos operacionais dos Bombeiros de Pinhal Novo, e receberam das mãos dos seus padrinhos os respecivos capacete e casaco de protecção contra incêndios urbanos.

Na sua intervenção, Joaquim Castro, Comandante do Corpo de Bombeiros em regime de substituição, enalteceu o empenho dos novos bombeiros e elogiou a Câmara Municipal de Palmela pela renovação dos protocolos de colaboração com as três corporações de bombeiros do concelho, realçando a manutenção do montante dos apoios, “quando o Poder Central, de certa forma, se demitiu desse esforço, ao cancelar a criação das duas Equipas de Intervenção Permanente que já estavam aprovadas para o concelho de Palmela”.

A festa de aniversário terminou com um almoço-convívio, não sem antes os bombeiros que tinham acabado de ser promovidos receberem o banho da praxe com água do autotanque, sem o qual o ritual de passagem ao Quadro Ativo não ficaria completo.

Fonte: Helena Rodrigues da Silva

Deixe um comentário

Discover more from Associação Humanitária de Bombeiros de Pinhal Novo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue a ler