Tal como acontece todos os anos, o programa da sessão solene do dia 1 de maio incluiu a entrega de emblemas aos associados que completaram 25 e 50 anos de associativismo. Este ano, havia ainda mais uma associada para homenagear: Rosélia Abadeço cessou, no final do ano passado, 20 anos de serviço como funcionária administrativa da Associação.
Catorze associados completaram, em 2011, as suas “Bodas de Ouro” como sócios dos Bombeiros de Pinhal Novo e 58 associados completaram as “Bodas de Prata”, tendo sido convidados para receber um emblema alusivo ao facto, durante a sessão solene comemorativa dos 60 anos da Associação.
Este ano, a Direção quis também assinalar, com a oferta de uma lembrança, os 20 anos de trabalho de Maria Rosélia Palminha Andrade Abadeço como funcionária administrativa da Associação. Admitida em 1 de julho de 1990, com funções de escriturária, a funcionária completou, no final do ano passado, 20 anos ao serviço da Associação e, por inerência, ao serviço da causa dos Bombeiros Portugueses. Ao passar, por sua iniciativa, à situação de pensionista, a Direção pretendeu manifestar publicamente à D. Rosélia o reconhecimento e apreço pela dedicação, bons serviços e lealdade que marcaram toda a sua conduta profissional ao longo destas duas décadas.
A lembrança – uma salva de prata – foi entregue pela Presidente da Direção, acompanhada pelo ex-dirigente João Augusto Cabete, Presidente em funções à data da contratação da homenageada. No final, Rosélia Abadeço recebeu também um ramo de flores, que lhe foi entregue por dois elementos da Escola de Infantes e Cadetes da corporação.
Salientando que, afinal, quem fazia anos era a Associação, a D. Rosélia não deixou de presentear a instituição com um quadro evocativo do 60.º aniversário, com uma inscrição poética de sua autoria, como as diversas que ornamentam as paredes do quartel, ou não fosse ela uma das mais profícuas poetisas populares da terra.
Fonte: Helena Rodrigues da Silva


