A Escola de Infantes e Cadetes dos Bombeiros de Pinhal Novo realizou no domingo, 19 de setembro, uma visita ao Centro de Meios Aéreos (CMA) de Grândola, onde os pequenos bombeiros ficaram a conhecer por dentro o helicóptero de combate a incêndios florestais. A iniciativa contou com a participação de 28 infantes e cadetes (com idades compreendidas entre os 8 e os 17 anos), e seis monitores, acompanhados pelo Adjunto de Comando, Luís Neto. O programa incluiu ainda a visita ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Grândola.
Durante a manhã, os infantes e cadetes pinhalnovenses conheceram as instalações do CMA, assistiram a demonstrações de diversas manobras e puderam interagir com os elementos que se encontravam de serviço: piloto, mecânico, operador de comunicações e bombeiros da Força Especial de Bombeiros “Canarinhos”, três dos quais pertencem também à corporação de Pinhal Novo.
Alguns dos jovens também tiveram a oportunidade de integrar a tripulação do helicóptero de combate a incêndios e simular manobras em conjunto com os bombeiros de serviço ao helicóptero. Antes de deixar o CMA, todos puderam experimentar a sensação de se sentar aos comandos do helicóptero e de operar na central de comunicações.
Da parte da tarde, depois de um reconfortante almoço e de momentos de recreio num jardim público, os infantes e cadetes visitaram o quartel do Corpo de Bombeiros de Grândola. Afavelmente recebidos pelo Comandante e pacientemente guiados pelo 2.º Comandante, conheceram as instalações e os veículos daquela corporação de bombeiros. Ao longo da visita, puderam conhecer por dentro diversos veículos e identificaram a principal dificuldade com que este Corpo de Bombeiros se debate: a falta de espaço para os veículos. Em resposta às suas questões, o 2.º Comandante informou-os que essa dificuldade será ultrapassada com a construção de um novo quartel, que ficará localizado, precisamente, junto das instalações do CMA.
De pequenino se faz um bombeiro…
Esta iniciativa foi a primeira atividade no exterior do quartel dos Bombeiros de Pinhal Novo, desde que a Escola de Infantes e Cadetes retomou o seu plano de formação anual, após o período das férias de Verão.
A Escola de Infantes e Cadetes do Corpo de Bombeiros de Pinhal Novo já tem uma longa tradição e é o resultado do trabalho de vários elementos deste corpo de bombeiros. Neste momento, conta com cerca de 40 crianças, com média de idades entre os 11 e os 13 anos.
Esta Escola tem como principal objetivo promover uma instrução inicial destinada a habilitar os elementos para um possível ingresso na carreira de bombeiro, sensibilizando e formando-os nas temáticas da proteção e socorro. Ao mesmo tempo, procura fazer destes jovens cidadãos conscientes, fomentando valores morais e éticos e ministrando formação cívica.
Em suma, pretende contribuir para a sedimentação e divulgação de uma verdadeira cultura de segurança, a qual está subjacente na estruturação do seu plano de instrução que, não só contempla a componente técnica e particular das atividades e missões desenvolvidas pelos bombeiros, mas também uma educação para a cidadania.
Fonte: Nuno Domingues


