O bombeiro de Pinhal Novo Joaquim Coito Ferreira foi o bombeiro do distrito de Setúbal que cumpriu mais horas de serviço operacional durante o ano de 2009, o que lhe valeu estar entre os dezoito bombeiros, um de cada distrito, que foram distinguidos com a medalha de mérito de proteção e socorro, no grau cobre e distintivo azul, atribuída pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC). Ver Galeria de fotos
A cerimónia de homenagem aos dezoito bombeiros do país que revelaram maior disponibilidade para ajudar o próximo decorreu na passada sexta-feira, 22 de outubro, na sede da ANPC, em Carnaxide, com a presença do ministro da Administração Interna, Rui Pereira. A Presidente e o Comandante dos Bombeiros de Pinhal Novo, Helena Rodrigues e Manuel Resende, não faltaram à sessão que homenageou o nosso bombeiro, em que esteve também presente o Comandante Operacional Distrital de Setúbal, António Gualdino.
“Além da elevada dedicação e empenho que colocaram no trabalho desenvolvido, [os dezoito bombeiros] revelaram assinaláveis qualidades de competência, sentido de responsabilidade, rigor e total abnegação. O profissionalismo destes voluntários, aliado à sua disponibilidade e entrega à causa pública, fazem deles um exemplo a seguir e uma mais-valia para qualquer organização no sector da proteção e socorro, prestigiando, com a sua ação, as Associações a que pertencem e a própria Autoridade Nacional de Proteção Civil”, lê-se no despacho do Presidente da ANPC, publicado no Diário da República, 2.ª série, de 21-10-2010, em que foi concedida a medalha ao bombeiro de Pinhal Novo e aos seus dezassete colegas.
Joaquim António Coito Ferreira, de 63 anos, foi motorista da Câmara Municipal de Palmela e ingressou nos Bombeiros de Pinhal Novo há 28 anos. Para a Presidente da Direção, a distinção nacional agora atribuída “é amplamente merecida, pois o bombeiro é uma das pessoas mais estimadas na Associação, pela sua disponibilidade permanente e pela colaboração que presta às várias valências do Corpo de Bombeiros”. “O bombeiro Coito Ferreira é, acima de tudo, bastante estimado pelos muitos doentes que transporta diariamente para as unidades de saúde de Lisboa e do distrito de Setúbal”, sublinha Helena Rodrigues.
“Saúdo com orgulho o bombeiro pela sua disponibilidade ao serviço deste corpo de bombeiros e da comunidade que servimos”, escreveu, por seu turno, o Comandante Manuel Resende, em comunicado dirigido aos bombeiros.
Esta é a segunda vez, no corrente ano, em que um bombeiro de Pinhal Novo é distinguido com a medalha de mérito de proteção e socorro, depois de João Manuel da Silva ter recebido a mesma distinção, no passado dia 30 de maio, na cerimónia evocativa do Dia do Bombeiro Português, pela coragem e mérito demonstrados no socorro a um grave acidente ocorrido na auto-estrada A2, no Verão de 2009, que atingiu três elementos dos Bombeiros Voluntários de Almodôvar.
Na foto Joaquim Coito Ferreira é o terceiro bombeiro, começando do lado esquerdo.
Fonte: Helena Rodrigues


