Fuga de gás obriga a evacuação na Quinta do Pinheiro

Viveram-se momentos de alguma tensão, esta sexta-feira, na Rua José Saramago, em Pinhal Novo, na sequência de uma rotura num cano de abastecimento de gás, provocada por uma retroescavadora. Os bombeiros, com o apoio da GNR, evacuaram a zona até estarem repostas as condições de segurança.

A rotura num cano secundário de abastecimento de gás natural, na urbanização Quinta do Pinheiro, na tarde desta sexta-feira, foi provocada por uma máquina retroescavadora que operava no solo, na Rua José Saramago, junto à sede do Jornal do Pinhal Novo.

Os Bombeiros de Pinhal Novo acorreram ao local com o veículo urbano de combate a incêndios (VUCI 02) e verificaram que o gás acumulado na zona era muito, o que gerou algum receio na população. Àquela hora, muitos dos residentes não estavam em casa, pelo que não ultrapassou a dezena e meia o número de pessoas que tiveram de ser evacuadas (trabalhadores de uma pizzaria e da redação do Jornal do Pinhal Novo, além de residentes nos prédios em redor).

Para o isolamento da área e evacuação da população, os bombeiros contaram com o apoio de dois piquetes da GNR local, que procedeu também ao corte do trânsito na zona. Foi ainda acionado o piquete da Setgás, a empresa responsável pelo abastecimento de gás canalizado, bem como o Serviço Municipal de Proteção Civil.

Após ter sido fechada a conduta geral do gás, o piquete da empresa procedeu à reparação do cano. A intervenção dos bombeiros concluiu-se com a medição da percentagem de gás existente no local, que permitiu certificar que estavam repostas as condições de segurança na zona.

Nestas situações, a maior preocupação consiste no perigo de explosão, devido ao risco de acumulação de gás. Quando esta acumulação ocorre no interior dos edifícios, por exemplo, o simples acto de tocar uma campainha ou acender a luz do prédio pode provocar uma explosão. Daí justificarem-se todas as precauções tomadas.

Fonte: Raúl Prazeres

Deixe um comentário

Discover more from Associação Humanitária de Bombeiros de Pinhal Novo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue a ler