Bombeiros revertem paragem cardíaca em homem de 84 anos

Os técnicos de emergência médica de Pinhal Novo conseguiram, esta manhã, reverter uma situação de paragem cardíaca num indivíduo de 84 anos, com recurso a manobras de suporte básico de vida, e estabilizar a vítima até à chegada da VMER de Setúbal. Para os bombeiros, estes «pequenos milagres» têm o sabor de um «presente de Natal» antecipado.

A ocorrência registou-se no Centro de Inspeções Periódicas Obrigatórias do Parque Industrial do Vale do Alecrim, em Pinhal Novo. O homem, de 84 anos, encontrava-se em paragem cardíaca e foi salvo pelos Bombeiros Voluntários de Pinhal Novo e pela tripulação da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital de S. Bernardo, em Setúbal.

O alerta foi dado pouco depois das 9 horas, pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) de Lisboa, para os Bombeiros Voluntários de Pinhal Novo. Para o local, os bombeiros fizeram deslocar, além da Ambulância INEM (na foto), uma outra ambulância de cuidados intensivos, para apoio, e conseguiram reverter uma situação de falência cardíaca e estabilizar a vítima até à chegada da VMER.

A vítima, residente em Cabanas, foi, posteriormente, evacuada para o Hospital de S. Bernardo, em Setúbal, sob acompanhamento médico.

Para os bombeiros, o sucesso das manobras de suporte de vida levadas a cabo é especialmente gratificante, considerada a gravidade do quadro clínico que se lhes apresentava, dada a idade avançada da vítima e a circunstância de se encontrar em paragem cardíaca à chegada da ambulância. «Felizmente, não interrompemos as manobras e conseguiu-se reverter a paragem», conta um dos operacionais do Posto de Emergência Médica de Pinhal Novo. E conclui: «Pode ser que tenha sido um presente de Natal. Pelo menos para nós foi!»

Fonte: Luís Neto

Deixe um comentário

Discover more from Associação Humanitária de Bombeiros de Pinhal Novo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue a ler