O colapso de uma das extremidades da ponte da Cachofarra, em Setúbal, foi a situação criada pela Juvebombeiro do Distrito de Setúbal para a realização de um exercício que envolveu 86 participantes de 13 corporações de bombeiros.
O I Exercício Distrital da Juvebombeiro, que decorreu no passado dia 4 de abril na cidade de Setúbal, foi organizado pelo núcleo da Juvebombeiro da Federação dos Bombeiros do Distrito de Setúbal. Este exercício envolveu 10 ambulâncias, 2 viaturas de salvamento e desencarceramento, 2 viaturas de combate a incêndio, 2 equipas de resgate, uma equipa de psicólogos, 1 viatura de comunicações e um reboque, totalizando 19 viaturas e 86 participantes de 13 corporações do distrito.
O local escolhido foi a ponte da Cachofarra, perto do parque da AutoEuropa, na cidade de Setúbal, por ser a capital do distrito. A situação simulada foi a do colapso de uma das extremidades da ponte, o que resultou num acidente de viação em cadeia envolvendo cinco viaturas ligeiras, sendo que três delas caíram da ponte em consequência do embate.
Uma vez que uma das viaturas caídas se encontrava em local inacessível por acesso pedonal, foi necessária a intervenção de duas equipas de resgate, que içaram as vítimas, devidamente imobilizadas, para o tabuleiro da ponte. Depois de terminadas as operações de desencarceramento, também essas vítimas foram encaminhadas para o posto de triagem.
Todos os 8 sinistrados foram avaliados no posto de triagem por um médico, enfermeiros e tripulantes de ambulâncias de socorro (T.A.S.), antes de serem transportados para a unidade hospitalar.
O exercício terminou às 13 horas e todos os participantes continuaram o convívio durante o almoço que se seguiu.
De acordo com Luís Neto, delegado da Juvebombeiro na corporação pinhalnovense, “neste simulacro procurou-se a interligação entre os bombeiros envolvidos, que passou por terem bombeiros de corporações distintas atuado nas viaturas de outros corpos de bombeiros, o que resultou muito bem”. Este bombeiro assumiu, no exercício, as funções de COS (Comandante das Operações de Socorro), tendo a corporação de Pinhal Novo sido também responsável pela coordenação do posto de triagem, a cargo do Dr. Richard Glied, e participado ainda com a ambulância ABCI 03 e a intervenção de 3 homens na viatura de desencarceramento dos Bombeiros Voluntários da Moita.
Fonte: Juvebombeiro (Susana Claro / Luís Neto)

