Despiste marca fim da operação de prevenção na A12

Com uma ambulância de socorro e uma viatura de salvamento e desencarceramento em permanência no nó de Pinhal Novo da A12, os Bombeiros Voluntários de Pinhal Novo participaram na “Operação Socorro na Estrada 2003” e registaram a ocorrência de maior relevo, no domingo, 4 de janeiro, pelas 13.45 horas, no sentido Pinhal Novo-Montijo.

Tratou-se do despiste de um jipe com um atrelado de transporte de suínos, que provocou o capotamento da viatura. Do acidente resultaram ferimentos ligeiros no condutor – que foi assistido no local –, bem como a dispersão de alguns animais na via rápida, o que obrigou ao corte de circulação em dois eixos da via e à imposição de redução de velocidade.

Dividido em duas fases – a primeira, de 24 a 28 de dezembro, e a segunda, de 31 de dezembro a 4 de janeiro –, o dispositivo “Operação Socorro na Estrada 2003” pretendeu garantir uma maior rapidez de intervenção, através do posicionamento estratégico dos meios humanos e técnicos dos corpos de bombeiros nos grandes eixos rodoviários e principais pontos de acesso, durante o período crítico do Natal e passagem de ano, marcado pelo aumento da densidade do tráfego automóvel.

A corporação pinhalnovense – que integrou a Zona Operacional 2 (Setúbal Leste), juntamente com as corporações de Águas de Moura, Alcochete e Montijo – assegurou, desde as zero horas do dia 24, a permanência de uma Ambulância de Socorro e do Veículo de Socorro e Assistência Tático (para operações de salvamento e desencarceramento) no nó de Pinhal Novo da A12, numa operação que envolveu um total de seis elementos do corpo de bombeiros.

Estabelecido pelo Serviço Nacional de Bombeiros e Proteção Civil, através do Centro Distrital de Operações de Socorro de Setúbal, este dispositivo envolveu um total de vinte veículos e sessenta elementos, de dez corporações de bombeiros do distrito.

Helena Rodrigues (texto) Fernando Pestana (foto)

Deixe um comentário

Discover more from Associação Humanitária de Bombeiros de Pinhal Novo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue a ler