
Posto: Vice-Presidente do Conselho Fiscal da AH Bombeiros de Pinhal Novo
Data de Nascimento: outubro de 1966
Conversa/Almoço
Sócio Nº 5093
Hoje, dia 29 de agosto de 2023, almocei com o Eduardo Mamede em almoço para uma conversa que estava há muito prometida e por contingências diversas só hoje se efetivou.
O Eduardo Mamede é atualmente Vice-Presidente do Conselho Fiscal da nossa Associação, no mandato do biénio de 2022-2023, tendo tomado posse do cargo em 12 de dezembro de 2021.
O Eduardo Mamede é mais um alentejano radicado no Pinha Novo. Nasceu em outubro de 1966 em Ourique, onde estudou até ao 11º ano, máximo de escolaridade à data existente em Ourique.
Para completar o 12º ano de escolaridade rumou a Beja e foi em Setúbal que se licenciou na sua área, Contabilidade, que passou a desenvolver como Técnico Oficial de Contas –TOC-.
O contacto com o Pinhal Novo teve-o de uma forma mais próxima durante a construção da A12, final dos anos 90 do século passado, em que trabalhou para uma Empresa que esteve empenhada nessa obra, tendo então residido em Pinhal Novo por cerca de um ano. É casado e pai de um filho já de maior idade.
Estabeleceu-se no ano 2000 em Pinhal Novo tendo adquirido aí residência onde ainda mora desenvolvendo a sua atividade profissional em Lisboa.
À nossa Associação veio parar por influência de um primo em 2º grau, o nosso amigo e elemento de referência da nossa casa, o José António Guerreiro, que o inscreveu como sócio e o convenceu a integrar os Órgãos Sociais na eleição de dezembro de 2021.
Instado a pronunciar-se sobre o que pensar dos Bombeiros em geral, referiu serem instituições imprescindíveis na atual sociedade, para garantirem o primeiro socorro na defesa de pessoas e bens bem como de algum modo contribuírem para o bem-estar social que essas instituições sempre acabam por de algum modo contribuírem para tal.
Sobre a nossa Associação em particular referiu, que aí tem encontrado muito boas pessoas, interessadas e participativas, com muito amor à camisola e naquilo que diretamente lhe diz respeito, muita satisfação por poder ajudar ao engrandecimento desta casa.
E pronto foi na generalidade a conversa durante o almoço que tivemos, como forma de melhor nos conhecermos e quanto ao Eduardo Mamede de o dar a conhecer aos Sócios, um pouco mais do que nas presenças nas AG, que diga-se, se prestam pouco ou quase nada a esse intento, o conhecimento pelos sócios dos membros dos Órgãos Sociais.
Desejo ao Eduardo Mamede, as maiores venturas e sucesso pessoal e profissional e congratular-me-ei pela continuidade da sua disponibilidade para continuar, de uma, nos OS, ou de outra forma, a colaborar com a nossa Associação.
Manuel Garcia Frade
Presidente da MAG da AH Bombeiros de Pinhal Novo

